quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CAMPUS CENTRAL DA UFERSA: AULAS SERÃO RETOMADAS AINDA NESTE MÊS



Professores encerram greve e aulas serão retomadas dia 24
Fred Veras
Prestes a completar quatro meses de paralisação (no próximo dia 17), os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) decidiram interromper o movimento paredista e já marcaram a data para o retorno das atividades.

A decisão foi tomada ontem, em uma assembleia com o resultado acirrado. Dos 93 professores que compareceram, 49 deles acharam prudente retomar o semestre letivo. De acordo com um dos líderes do movimento, José Torres Filho, os professores devem retomar a sala de aula no próximo dia 24.

A data é uma aposta de que o Diretório Nacional do Movimento também deverá encerrar a greve.

 Independente da decisão nacional, o movimento local irá manter o retorno.

Na avaliação de Torres, embora as conquistas tenham sido poucas, a greve representou um ganho organizacional para a categoria. “Nos articulamos enquanto professor. Discutimos mais os problemas da nossa categoria e da nossa Universidade”.

A categoria lutava, sobretudo, pela reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e revisão salarial. No primeiro ponto, apenas dois avanços: os níveis de progressão caíram de 17 para 13 e passam a ser motivados por méritos.

Já com relação a salário, os professores conseguiram amarrar um reajuste salarial que varia de 20 a 40%, de acordo com os níveis de cada profissional. O valor será quitado em três parcelas, sempre no mês de março, dos anos de 2013, 2014 e 1015.

Na Ufersa não existe nenhum professor que receba de imediato o reajuste máximo de 40%. A estimativa do sindicato é que isso só venha acontecer daqui a um ano e meio.

O reitor da Instituição contou ao De.fato.com que, mesmo não tendo recebido formalmente o comunicado da Adufersa quanto o fim da greve, iria encaminhar para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) o retorno das aulas para o dia 24.


HIGO LIMA /Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário