quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DENGUE EM MOSSORÓ/RN

Mais de mil casos da doença foram confirmados em Mossoró em 2012


combate_a_dengueEm Mossoró, já foram notificados 2.088 casos de dengue em 2012, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Desse total, foram confirmados 1.136 casos.
 
Quinze pessoas tiveram complicações com a doença e duas apresentaram febre hemorrágica em virtude da dengue.

Os dados são referentes à Semana Epidemiológica 33, que corresponde às informações computadas até o dia 18 de agosto de 2012.

No Rio Grande do Norte, já foram notificados 28.398 casos, dos quais 9.530 foram confirmados. 99 municípios do Estado apresentam incidência alta da doença, 32 estão com incidência média e 36 com baixa incidência.

Os números de casos confirmados de dengue permanecem praticamente estáveis comparados ao ano anterior. Em 2011, entre janeiro e julho, Mossoró já registrou 1.297 casos confirmados de dengue. No mesmo período, foram notificados 2.300 casos da doença.

Os casos confirmados representam um aumento de mais de dez vezes dos registrados em 2010, quando apenas 100 pessoas receberam a confirmação da doença.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, a Sesap vem desenvolvendo ações de apoio técnico e monitoramente junto aos municípios.

Ela alerta a população para a importância das medidas de prevenção, principalmente por meio da eliminação de criadouros, para combater a dengue.

Para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, a população pode adotar medidas simples, como não jogar o lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre fechada; manter as caixas de água limpas e bem vedadas; e evitar recipientes que acumulem água.

Ao se sentir doente, é importante não se automedicar e procurar o serviço de saúde mais próximo de casa.
 
Cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

- Não jogar o lixo em terrenos baldios;
- Manter a lata de lixo sempre fechada;
- Manter as caixas de água limpas e bem vedadas;
- Evitar recipientes que acumulem água, como pneus,
garrafas.



Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário