quarta-feira, 12 de setembro de 2012

OFICINA SOBRE HANSENÍASE

Sesap realiza oficina sobre hanseníase em Mossoró


hansenaseA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Hanseníase e da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), realiza a I Oficina de Avaliação e Linha de Cuidado da Hanseníase. A atividade teve início ontem, 11, e segue até hoje, 12.

O evento é voltado para os responsáveis técnicos pelo Programa de Controle da Hanseníase em cada município dessa Região de Saúde, coordenadores regionais e coordenadores das unidades básicas e dos distritos.

Segundo o coordenador estadual do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Paulo Nóbrega, o objetivo da oficina é discutir e orientar rotinas de trabalho da Vigilância em Saúde em cada município, na área de hanseníase, a fim de implantar ações de controle mais eficazes.

Conforme o coordenador, "os principais sinais e sintomas dermatológicos da hanseníase são manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade (formigamentos, choques e câimbras que evoluem para dormência; pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos; diminuição ou queda de pelos localizada ou difusa, especialmente sobrancelhas e falta ou ausência de sudorese local - pele seca".

Já a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da II Ursap, Perpétua Pereira Sales, explicou que a hanseníase deve ser diagnosticada e tratada nos postos de saúde. De acordo com ela, "a pessoa com hanseníase leva uma vida normal, na família, no trabalho, na escola, na vida afetiva e no lazer. Os principais fatores de risco para a doença são os contatos intradomiciliares e as condições de moradia, sanitárias, nutricionais, que interferem no panorama da manutenção da endemia".

Em 2012, foram notificados 101 casos de hanseníase na II Ursap. Em Mossoró, foram 74 casos notificados, 14 em Caraúbas, quatro em Apodi, quatro em Baraúna, dois em Governador Dix-sept Rosado, dois em Areia Branca, um em Janduís e um em Ipanguaçu. 
 
 
Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário