Imagem/Arquivo Blog "naserra" |
Em
entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira na sede da Secretaria
de Mobilidade Urbana (Semob), o secretário Márcio Sá e o procurador do
Município, Francisco Wilkie anunciaram a ilegalidade da suspensão Passe
Livre decretada pelos empresários do transporte coletivo em Natal nesta
segunda-feira, de forma que os usuários ficaram impedidos de realizar a
integração entre duas linhas.
A Prefeitura determinou que as empresas de ônibus retomem o sistema de Passe Livre nesta terça-feira sob pena de multa diária e até cassação da permissão para operar as linhas.
Segundo o secretário, apenas o município teria autonomia para tomar uma decisão como essa, já que as empresas são apenas permissionárias. O Seturn chegou a enviar solicitação à secretaria para a suspensão do Passe Livre até a licitação do transporte, mas o pedido foi negado.
A Prefeitura determinou que as empresas de ônibus retomem o sistema de Passe Livre nesta terça-feira sob pena de multa diária e até cassação da permissão para operar as linhas.
Segundo o secretário, apenas o município teria autonomia para tomar uma decisão como essa, já que as empresas são apenas permissionárias. O Seturn chegou a enviar solicitação à secretaria para a suspensão do Passe Livre até a licitação do transporte, mas o pedido foi negado.
Confira nota oficial
Em análise a carta 316/12 – Institucional que solicita a
suspensão da integração temporal (PASSE LIVRE) até que haja a Licitação de Transporte Público de Passageiros, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, tem as seguintes considerações a ponderar:
a) Inicialmente, lembrar que o PASSE LIVRE ampliou o sistema de Estações de Transferências. Com o PASSE LIVRE o trabalhador ganhou a mobilidade de continuar sua viagem de casa para o trabalho pagando apenas a primeira passagem de ônibus sem que para isso tivesse que recorrer obrigatoriamente às Estações de Transferência;
b) Com a implantação das Estações de Transferência houve uma melhoria na oferta de transporte aliada a uma racionalização do sistema e conseqüentemente redução dos custos operacionais. No comparativo dos dados entre os anos de 2006 e 2007, a otimização do sistema ficou constatada com redução da quilometragem em 12,70%, o aumento de 3,5% do passageiro equivalente e conseqüente elevação de 13,07% do IPK;
suspensão da integração temporal (PASSE LIVRE) até que haja a Licitação de Transporte Público de Passageiros, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, tem as seguintes considerações a ponderar:
a) Inicialmente, lembrar que o PASSE LIVRE ampliou o sistema de Estações de Transferências. Com o PASSE LIVRE o trabalhador ganhou a mobilidade de continuar sua viagem de casa para o trabalho pagando apenas a primeira passagem de ônibus sem que para isso tivesse que recorrer obrigatoriamente às Estações de Transferência;
b) Com a implantação das Estações de Transferência houve uma melhoria na oferta de transporte aliada a uma racionalização do sistema e conseqüentemente redução dos custos operacionais. No comparativo dos dados entre os anos de 2006 e 2007, a otimização do sistema ficou constatada com redução da quilometragem em 12,70%, o aumento de 3,5% do passageiro equivalente e conseqüente elevação de 13,07% do IPK;
c)
O PASSE LIVRE veio consolidar essas melhorias não só para a população
usuária como também para os operadores, uma vez que foi ampliada a
racionalização do sistema de transporte e conseqüente redução dos custos
operacionais;
Pelo exposto, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, se pronuncia contrária a essa solicitação por entender que o equilíbrio econômico financeiro pleiteado não pode ocorrer de forma a prejudicar drasticamente os usuários que necessitam da integração temporal nos seus deslocamentos diários, e que tal equilíbrio deve ser buscado
através do reajuste tarifário proposto pela SEMOB.
Prefeitura do Natal
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Pelo exposto, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, se pronuncia contrária a essa solicitação por entender que o equilíbrio econômico financeiro pleiteado não pode ocorrer de forma a prejudicar drasticamente os usuários que necessitam da integração temporal nos seus deslocamentos diários, e que tal equilíbrio deve ser buscado
através do reajuste tarifário proposto pela SEMOB.
Prefeitura do Natal
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Fonte: Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via DNonline
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