quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FEBRE AFTOSA

Mossoró pretende imunizar cerca de 20 mil animais contra a febre aftosa


vacinacao_aftosaO Rio Grande do Norte e a Paraíba foram incluídos, nessa terça-feira (25), no Inquérito Soroepidemiológico, que irá informar se os Estados estão inseridos na zona livre de febre aftosa. Uma possível reclassificação do Estado pode sair ainda em outubro deste ano. O gerente de Agricultura de Mossoró, Rondinelli Carlos, disse que um resultado positivo pode alavancar o setor pecuarista da região.

A previsão é de que durante as duas campanhas de vacinação, a primeira realizada em maio e a segunda, que irá acontecer em novembro, sejam vacinados cerca de 20 mil animais.

"Intensificamos as ações de vacinação e estivemos presentes nas 133 comunidades rurais, para que a meta de vacinação do Estado fosse atingida. Pudemos perceber que os criadores estão mais conscientes da sua responsabilidade para com o rebanho", falou o gerente.

Rondinelli ainda destacou que, caso seja considerada uma zona livre de febre aftosa, Mossoró poderá incrementar sua economia através da exportação de animais. "A comercialização de animais e produtos entre os Estados agrega valor, movimentando dessa forma a economia da região".

A inclusão da Paraíba e do RN na área em estudo ajuda a desfazer as barreiras que proíbem a circulação de animais e de produtos agropecuários para outras unidades do país. As restrições haviam sido determinadas pelo Mapa, para reduzir possíveis riscos de introdução do vírus da aftosa nos Estados que já passavam por avaliação.
 
 
 
Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário