sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FEIRA DA CULTURA DE PATU

Feira da Cultura de Patu entra na reta final com exposições artísticas e grandes shows musicais


Tradicional_evento_cultural__patuPATU - Até a madrugada de amanhã, a movimentação será intensa na cidade de Patu, por conta do andamento da 29ª Feira da Cultura, cuja programação teve início no último dia 7.

O evento, um dos mais tradicionais da região, enriquece o calendário cultural do município e aquece a sua economia.
Este ano, por conta da recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de Patu teve que buscar a parceria da iniciativa privada para realizar a feira.

Ontem, penúltimo dia da feira, a programação começou às 19h30, com o projeto Cinema na Rua, exibindo o filme (desenho animado) "Rio" e visitas à Exporart e exposições artísticas na sede do Executivo, Tendas e Palco Cultural. Às 21h, apresentação cultural do Grupo de Percussão do Peti; às 21h30, Concerto com Banda de Música Luiz de França Dantas; às 22h30, show com valores da terra; à 0h, show público com a banda Forró Pegado; às 2h, show com o grupo Xote do Pankadão.

Hoje, fechando a programação, às 19h30, tem Cinema na Rua, com exibição do filme "Tapete Vermelho" e visitas às exposições. Às 21h, apresentação cultural da Comunidade Negra do Jatobá; às 21h30, apresentação cultural da Escola Municipal Francisco Francelino de Moura; às 22h, apresentação cultural Riartsconquista, de Riacho da Cruz; às 22h30, apresentação cultural do Grupo de Dança Recriart; às 23h, encerramento da 29ª Feira da Cultura; à 0h, show com a banda Saia Rodada; às 2h, show com Forró Magote.

Evento correu risco de não ocorrer este ano.

De acordo com informações fornecidas pela assessoria da prefeita Evilásia Gildênia (PSB), a Feira Cultural deste ano teve sua realização ameaçada devido a uma recomendação respaldada por diversos órgãos, inclusive o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A recomendação é para que o município, a exemplo dos demais que se encontram em estado de emergência, não realizasse evento financiado com recursos públicos.

Diante da situação exposta, mas ciente da importância da Feira da Cultura para o município, a prefeitura entrou em entendimento com a Promotoria de Justiça local, garantindo o corte de gastos com atrações musicais, que seriam patrocinadas, entrando apenas com a infraestrutura básica para a realização do evento.

A presença de bandas locais e de renome na programação só foi possível graças à participação da iniciativa privada, que assegurou a contratação das atrações musicais no evento.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário