terça-feira, 23 de dezembro de 2014

RISCO DE DENGUE NO MUNDO

Risco de dengue no mundo cresce por mudanças no clima e urbanização, revela pesquisa

Mapas da vulnerabilidade à doença indicam que Europa, oeste e centro da África e da América do Sul enfrentam a ameaça de surtos

divulgação / Arquivo
Com o aquecimento global, Aedes aegypti passará
 a habitar locais até então muito frios para abrigá-lo 

LONDRES - Partes da Europa, do oeste e do centro da África e da América do Sul enfrentam a ameaça de surtos de dengue devido a mudanças climáticas e maior urbanização, de acordo com os primeiros mapas da vulnerabilidade à doença divulgados nesta terça-feira pela Universidade das Nações Unidas.

Os pesquisadores afirmam que, à medida que o planeta aquece, a dengue pode alcançar grandes porções da Europa e regiões montanhosas da América do Sul, áreas hoje muito frias para abrigar o mosquito Aedes aegypti, transmissor so vírus, durante o ano inteiro.

“Mudanças no clima podem resultar num aumento da exposição e representar uma ameaça grave a áreas que não sofrem com a dengue endêmica no momento”, disse o relatório.

A previsão é que a doença também se espalhe pelas regiões central e ocidental do continente africano, onde o saneamento básico e o serviço de saúde são insuficientes.

Os novos mapas ilustram a expansão e a contração da vulnerabilidade à dengue durante o ano, mostrando os locais críticos e onde o vírus pode se tornar perigoso. Assim, os países poderiam fazer o monitoramento.

— Vimos em relação ao Ebola que neste mundo globalizado em que vivemos doenças infecciosas podem viajar — disse Corinne Schuster-Wallace, pesquisadora da Universidade das Nações Unidas. — As condições dessas doenças são dinâmicas, e, uma vez que estamos mudando o nosso padrão social e ambiental, a distribuição global de doenças como a dengue vai mudar.

Embora os mapas não tenham sido feitos para prevenir surtos, ela disse que se os mosquitos e o vírus chegam em áreas vulneráveis, a dengue pode se tornar endêmica nesse lugar.

Não há vacina para a dengue, doença que mata um número estimado de 20 mil pessoas por ano e infecta até cem milhões, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No entanto, alguns especialistas afirmam que o número de pessoas infectadas por ano pode ser mais de três vezes a estimativa da OMS.

POR 
MAGDALENA MIS

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário