terça-feira, 16 de abril de 2013

PARALIZAÇÃO DE POLICIAIS CIVIS NO RN

Policiais civis do RN paralisam atividades

Interdição de cadeias públicas e penitenciárias resultaram na mobilizaçãoOs policiais civis de todo o Rio Grande do Norte paralisam suas atividades hoje, numa ação que estão denominando de: "O dia do resgate da Polícia Civil". As mobilizações por todo o Estado serão definidas em assembleias a partir das 8h no auditório do Sinpol/RN, em Cidade Alta, e em cidades-polo (Mossoró e Caicó).

A decisão foi tomada no início do mês em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários.
 
A situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau.

Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.

MAIS 

A paralisação também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos.
 
Eles lutam ainda pelo curso de formação de 290 suplentes aprovados no concurso de 2009 e realização de outro processo seletivo.


FONTE




Nenhum comentário:

Postar um comentário