quarta-feira, 17 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DA HEMOFILIA

Hemonorte esclarece população sobre hemofilia

Hemofílicos podem desenvolver atividades físicas como a nataçãoO Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) comemora hoje o Dia Internacional da Hemofilia, com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a doença, tratamento e como o paciente pode ter uma vida mais saudável.

Para comemorar a data, o Hemocentro distribuirá um kit contendo informações sobre a doença. De acordo com Edvis Serafim, hematologista pediátrico, é importante que a população tenha conhecimento sobre o agravo, o qual, apesar de não ter cura, não impede ao portador ter uma vida saudável e normal, seguindo as orientações médicas. 

Segundo a hematologista, o hemofílico pode inclusive praticar algumas modalidades esportivas como natação, ciclismo, musculação, entre outras de baixo impacto.

O Hemonorte, por meio do Sistema Único de Saúde - SUS, disponibiliza ao paciente o tratamento e a medicação. O portador da doença depende das transfusões de sangue e dos fatores de coagulação para ter uma vida plena. Sem o tratamento adequado, o hemofílico pode perder sua mobilidade.

A Hemofilia é uma doença hemorrágica congênita, provocada por uma deficiência na quantidade ou qualidade dos fatores VIII ou IX de coagulação, e se manifesta em indivíduos do sexo masculino. De acordo com a Federação Brasileira de Hemofilia existem no Brasil cerca de 17 mil pessoas com a doença.

O Dia Internacional da Hemofilia foi celebrado pela primeira vez em 1989, em homenagem a Frank Schnabel, portador de hemofilia A grave e fundador da Federação Mundial de Hemofilia (FMH), tendo dedicado sua vida à busca de melhorias no tratamento da doença.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário