sábado, 17 de março de 2012

ASSÚ/RN NO COMBATE A DENGUE

Secretaria de Saúde de Assú/RN realiza mutirões na intenção de frear avanço da dengue


combate_a_dengueASSÚ - Desde ontem, sexta-feira, dia 16, o setor de saúde pública do município do Assú iniciou uma programação de mutirões nos bairros e áreas periféricas a fim de reforçar a luta contra a ameaça da dengue.

O trabalho, segundo informação prestada pelo coordenador do setor de endemias da Secretaria Municipal, enfermeiro Breno Stanley Martins de Mendonça, envolve outros órgãos da administração pública.

Com mais de uma centena de casos suspeitos da doença, sendo que 10 registros já obtiveram confirmação, Assú é uma das 16 cidades potiguares onde a ação antidengue é prioritária.

O primeiro mutirão, vivenciado durante todo o período da manhã de sexta-feira, verificou-se no bairro Bela Vista, trecho suburbano onde se registra um dos mais elevados índices de infestação predial de focos do inseto vetor da dengue.

Breno Stanley contou que a decisão de promover a ofensiva foi discutida num encontro realizado quarta-feira última, dia 14, reunindo representantes da Secretaria de Saúde e outros setores da gestão.
Ele disse que a secretaria já possui um diagnóstico sobre o cenário de infestação predial de focos do mosquito da dengue em diversos bairros.

"Este levantamento foi feito por bairro pelos agentes de endemias da secretaria", registrou. No bairro Bela Vista, onde a ação ostensiva foi deflagrada, se observou o patamar mais expressivo: 3,33% de infestação. No bairro Belo Horizonte, também conhecido como bairro do IPE, o grau de infestação de imóveis se exibiu em 0,79%.

Na zona central do perímetro urbano do Assú o grau chegou a 2,62%. No bairro Dom Elizeu o índice foi de 0,91 ponto percentual. No bairro São João o indicador atingiu 1,69%. Outro quadro preocupante se verificou no bairro Vertentes: 3,18%. No bairro Alto São Francisco o índice foi de 1,42%.

No setor periférico conhecido popularmente como Boi Choco o grau de infestação predial de larvas o inseto transmissor da dengue chegou a 2,65%. No trecho formado pelos bairros Frutilândia I e II e Fulô do Mato o patamar registrado foi de 2,69%.

No bairro Feliz Assú Pra Você o gráfico revelou o percentual de 0,93%. No bairro João Paulo II, antigo Parati 2000, o grau de infestação chegou a 2,29 pontos percentuais. "Estes bairros onde o grau de infestação está acima de um por cento, significa que eles estão numa situação bastante comprometida", enfatizou Breno Stanley. "Por conta disto será justamente nestes bairros que nossa ação será mais focada", completou.
 
 FUMACÊ

O coordenador do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde disse que, apesar de as condições estatísticas já serem preocupantes, o quadro ainda não requer a utilização do transporte com equipamento e Ultra Baixo Volume (UBV), o popular "carro-fumacê".

Breno Stanley explicou que, para que tal solicitação seja acatada na esfera da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), é necessário que o gráfico global da cidade se apresente com 5% ou mais de infestação predial de focos do vetor da doença.

Porém, fazendo uma projeção estimada, ele acredita que realmente, mais à frente, vai ser preciso reivindicar a vinda do referido veículo para reforçar o trabalho antidengue em Assú.

Fonte: Redação do  Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário