sábado, 24 de março de 2012

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Ações marcam o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose


Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prepara, junto aos municípios de todo o Rio Grande do Norte, uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, hoje(24).

Cada município preparou ações diferentes, como: caminhadas, palestras nas unidades de saúde, carros de som com orientações e panfletagem nas ruas.

Em Natal, uma parceria entre a Sesap e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá viabilizar uma ação no Hospital João Machado, com a realização da prova tuberculínica em cerca de 450 pessoas - entre profissionais de saúde e internos - para identificar uma possível infecção pelo bacilo da tuberculose.

Em 2011, o Rio Grande Norte notificou 1.270 casos de tuberculose e a incidência foi de 33,7/100.000 habitantes. A mortalidade por tuberculose foi de 53 óbitos com uma taxa de 1,1 óbitos/100.000 habitantes.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada "Bacilo de Koch". A transmissão ocorre através do ar, pela tosse dos doentes que apresentam a tuberculose pulmonar (bacilíferos), que eliminam bacilos no ambiente, tossindo, falando ou espirrando. Estes bacilos, ao serem inalados por pessoas saudáveis, podem levá-las ao risco de adoecimento.

Os principais sintomas são tosse prolongada (mais de três semanas), febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose é uma doença tratável e curável, através de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde, fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde.

O tratamento dura seis meses e não deve ser interrompido antes de completar o tempo determinado evitando com isso o surgimento de bacilos resistentes, o que dificulta a cura e ainda deixa sérias sequelas, além de transmitirem a doença para outras pessoas. 
Fonte: Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário