domingo, 25 de março de 2012

CENTRAL DO CIDADÃO DE MOSSORÓ/RN

Problemas estruturais prejudicam usuários da Central do Cidadão
 


CENTRAL DO CIDADÃO
A falta de estrutura do prédio que abriga a Central do Cidadão em Mossoró tem provocado uma série de problemas que afetam o funcionamento dos órgãos estaduais instalados no local, como o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) e o Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP-RN). Os usuários estão insatisfeitos com as dificuldades enfrentadas sempre que precisam utilizar os serviços.
Os principais problemas são provocados pela falta de espaço adequado para o funcionamento dos diferentes órgãos. O prédio também não está dentro das normas de acessibilidade, dificultando não só o acesso de pessoas com alguma deficiência física, mas também de gestantes e idosos, principalmente quando necessitam de atendimento nos órgãos que funcionam no andar superior.
Os usuários também reclamam de constantes problemas na emissão do Registro Geral (RG), a carteira de Identidade. No mês de fevereiro deste ano, o Itep/RN passou mais de uma semana sem poder emitir o documento, devido à falta de cédulas. Agora, o órgão está sem emitir o documento há mais de duas semanas.
Segundo a funcionária do Itep/RN Ivaneide de Medeiros Santos, as carteiras de Identidade não estão sendo emitidas porque o computador quebrou e foi levado para ser consertado em Natal e ainda não foi trazido de volta.
Diariamente, o órgão emite cerca de 120 carteiras de Identidade e, desde que o equipamento apresentou o problema, está vazio.
A agricultora Maria de Fátima da Silva, que tem 56 anos e mora no assentamento Maisa, reclama da falta de informação sobre quando o órgão voltará a funcionar.
"Saí da Maisa cedo para vir aqui e sou informada que não tem como fazer o documento hoje. Eu não posso ficar vindo sempre porque cuido da minha mãe, que tem mais de 90 anos, e preciso desse documento para dar entrada no meu processo de aposentadoria. Agora não sei mais quando vou poder vir, e não sei se quando eu vier já vai estar funcionando, porque não me disseram quando voltaria o atendimento", reclama.
Já, a recepcionista Catiane Vale, de 24 anos, diz que está precisando tirar a segunda via da Identidade para poder tirar a Carteira de Habilitação e ainda não conseguiu por causa da demora para resolver o problema no equipamento.
"Já liguei várias vezes e sempre eles me dão uma nova data. Pensei que iria ter problemas com o Detran, mas o problema por enquanto tem sido o Itep", afirma.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a Coordenadoria Estadual de Identificação do Itep/RN e recebeu a informação de que a pessoa responsável pelo setor estaria viajando.
O gerente da Central do Cidadão em Mossoró, João Paulo, também não foi encontrado para falar sobre os problemas.


Fonte: Por  NARA ANDRADE  da Redação do Jornal DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário