segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA DE SÃO JOSÉ

Católicos celebram festa de São José


Misto de tradição, religiosidade e esperança, o Dia de São José transcorrerá nesta segunda-feira, dia 19, com comemorações em pelo menos em seis municípios do Rio Grande do Norte, onde o santo é glorificado como padroeiro: Angicos, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Rodolfo Fernandes, São José de Campestre e São José do Seridó.

Júnior SantosSão José é o padroeiro da Igreja Católica em todo o mundoSão José é o padroeiro da Igreja Católica em todo o mundo

Este ano, o Dia de São José também se reveste de uma data especial em Natal, pois é a primeira vez que a Catedral Metropolitana realiza uma festa direcionada exclusivamente a adoração do pai adotivo de Jesus Cristo, depois que a sua imagem foi entronizada em dezembro do  ano passado.

O pároco da Catedral Metropolitana, padre Aerton Sales, diz que é a também a primeira vez que se comemora o Dia de São José em Natal, desde que, há dois anos, a Catedral deixou de ser uma reitoria e foi elevada à condição de Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

Padre Aerton Sales disse "não existia uma imagem de São José" na Catedral Metropolitana, a qual foi doada por um devoto que preferiu não ter o nome divulgado. No entanto, o pároco explica que São José "é o padroeiro da Igreja Católica em todo o mundo". Então, por se tratar de um padroeiro "universal", pode ser glorificado em qualquer igreja e em qualquer paróquia.

Quanto a imagem de São José que foi entronizada na Catedral, Sales informou que ela foi esculpida por um artista de Bom Conselho, em Pernambuco. "A imagem reproduz a mesma imagem de São José no mesmo período de Nossa Senhora, em que ele está de botas, semelhante ao que se vestia no século XVIII", disse ele.

As comemorações de São José na Catedral Metropolitana vêm desde a sexta-feira, dia 16, com a relação de um tríduo preparatório para a festa do santo, que se comemora no dia 19 de março. Embora não seja padroeiro de nenhum bairro da cidade, a data também é festejada em pelo menos três capelas de Natal - Guarita, no Alecrim; na comunidade Jardim das Flores, na Zona Norte e em Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal.

Para os agricultores, além da fé em São José, a data é tida como um limite para aqueles que esperam pelo inverno e, assim, começar o plantio de cereais. Se não chover até essa data, o camponês entende isso como um sinal de que o ano será de seca.

O padre Aerton Sales disse que essa relação do homem do campo com São José, deve-se ao fato de que o santo "foi um trabalhador manual", que tevfe a responsabilidade de manter a sua casa e à sua família.

Por isso, afirmou Sales, o agricultor "identifica-se facilmente" com São José "como um chefe de família que tem obrigações e foi apresentado como modelo de pai".


Fonte:  Tribuna do Norte
Valdir Julião
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário