terça-feira, 13 de março de 2012

PRÊMIOS MERECIDOS

Potiguares ganham troféus do Sebrae


Arlete Silva
A mossoroense Eugênia Nogueira Barros de Medeiros, proprietária da panificadora Pão Nosso, e a presidente da Cooperativa das Bordadeiras e Artesãos do Seridó, Arlete Silva Andrade, foram as vencedoras no Rio Grande do Norte do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nas categorias Pequenos Negócios e Negócios Coletivos. As empreendedoras participaram da cerimônia de premiação nacional, realizada em Brasília. Arlete Silva faturou um dos troféus da etapa nacional do prêmio, conquistando um de bronze na categoria Negócios Coletivos. Os troféus da etapa estadual serão entregues na próxima semana nas cidades das vencedoras.

Criado pelo Sebrae desde 2004, o prêmio visa reconhecer relatos de vida de mulheres empreendedoras e incentivar o empreendedorismo feminino. A ideia é destacar empresárias que, com visão e gestão eficiente, souberam tornar o seu negócio mais competitivo e conseguiriam se destacar no mercado potiguar.

Foi isso que aconteceu com Eugênia Barros de Medeiros, que transformou uma pequena panificadora em Mossoró em um excelente negócio. "Não posso deixar de incentivar as mulheres que, como eu, têm dentro de si uma vontade de comercializar. O importante é você ser feliz no seu ramo e realizar os seus sonhos".

Em 1993, entrou no ramo de panificação e a empresa só cresceu. A padaria Pão Nosso deu um salto em crescimento, aumentando a área construída, que subiu de 70 metros quadrados para 1.500 metros quadrados. O número de funcionários também cresceu e passou de dois para 45. Além da panificadora, Eugênia Barros abriu quatro novas empresas: duas cantinas em uma universidade, um restaurante e choperia no maior supermercado da cidade e uma conveniência.

Vem da região do Seridó a outra vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Rio Grande do Norte e também uma das vencedoras da etapa nacional na categoria Negócios Coletivos. Arlete Silva Andrade está à frente de uma cooperativa que reúne as bordadeiras de Caicó e região.

Inicialmente, foi criada uma associação, em 1976, mas, três décadas depois, foi transformada em cooperativa para atender os pedidos de grandes empresas. Atualmente, a instituição possui 50 cooperadas, no entanto já atingiu a marca de 450 bordadeiras associadas.


Fonte:  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário