quinta-feira, 26 de julho de 2012

IDIARN


MAPA fiscalizará trabalho do Idiarn a partir de 30 de julho
                        Joana Lima/ DF
Convocação de auditoria foi realizada pela Sape, 
que busca tornar o RN zona livre de febre aftosa.
Com a primeira etapa iniciada em maio de 2012, a vacinação do rebanho potiguar contra a febre aftosa já conseguiu beneficiar 937.254 cabeças de gado em todo o RN, cerca de 86% do rebanho total contabilizado pelo Idiarn em todo o território potiguar. Os resultados são colocados de maneira detalhada no sistema online da entidade e buscam responder às exigências reguladas pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

A partir do dia 30 de julho, o MAPA desenvolve uma fiscalização do trabalho realizado pelo Idiarn no estado. “Uma auditoria foi convocada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Sape) para que sejam analisados os 18 itens que faltavam ser cumpridos pelo RN. Isso irá nos dar garantia de se tornar uma zona livre da febre aftosa com vacinação”, afirmou o secretário de estado da agricultura e pecuária, Betinho Rosado.

Atualmente, o RN encontra-se com as fronteiras fechadas para os outros estados, visto que ainda não há certeza do trabalho de capacidade de atendimento a casos suspeitos da febre aftosa pelo Idiarn. “Já estamos preparados. Temos viaturas revisadas, técnicos suficientes e combustível para impedir que novos surtos aconteçam”, frisou Fabiana Lo Tierzo, diretora de sanidade animal do Idiarn.

Segundo Fabiana, as expectativas são positivas com relação à inspeção do MAPA e será possível se tornar uma zona livre de febre aftosa. Apenas três itens ainda faltam ser compilados, que são o andamento do cadastro das áreas de risco, a capacidade de atendimento a casos suspeitos e as adequações das etapas de vacinação.

Ao todo, a equipe envolvida no trabalho de fiscalização soma 20 fiscais do Idiarn, 20 engenheiros agrônomos, 48 técnicos fiscais, 50 funcionários da Sape, bem como o apoio de base das 157 unidades da Emater em todo o RN. Até 2015, R$5 milhões serão investidos na proteção animal, sendo somente R$930 mil em 2012. A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no próximo mês de novembro.


Fonte:    Alex Costa/ Da Redação Natal
Via   Jornal  DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário