quarta-feira, 18 de julho de 2012

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PITIMBU (CBH-PITIMBU)

Moção pedirá recuperação do Pitimbu

Comitê apresentou a gestores potiguares áreas degradadas pelo impacto que obras próximas estão provocando ao rio

O Governo do Estado e as prefeituras de Natal e Macaíba devem receber nesta semana uma moção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pitimbu (CBH-Pitimbu) solicitando um plano de recuperação de áreas degradadas do rio. Ontem a tarde, o comitê esteve reunido na Secretaria de Recursos Hídricos (SEMARH) para avaliar as denúncias de assoreamento da bacia provocadas pelas chuvas recentes e pelos empreendimentos em áreas próximas ao Pitimbu. A moção pedirá que os órgãos gestores criem um plano de bacia e recuperação das áreas degradadas pelo impacto ambiental que as obras próximas estão provocando. Na reunião, estiveram presentes representantes da Caern, Idema, UnP, DNIT, Arsban, prefeituras de Natal e Macaíba, além da Associação dos Engenheiros Agrônomos e Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Em trechos da Prudente de Morais, BR-101 (foto) e na duplicação da Av. Olavo Montenegro foram registradas erosões que contribuem para o assoreamento. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
As obras de prolongamento da Prudente de Morais, em trecho da BR-101 e duplicação da Avenida Olavo Montenegro foram registradas erosões nas margens que contribuem para o despejo de material sólido que vem determinando queda na qualidade da água que é consumida por 30% da população das Zona Sul, Leste e Oeste da cidade. "A situação constatada é muito preocupante e o trabalho desse órgão é chamar a responsabilidades do governo do estado e da prefeitura para implementar ações que possam recuperar esses trechos do Rio", informou Laélia de Melo, presidente do CBH - Pitimbu.

No relatório apresentado pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico Municipal (Arsban), apresentada durante a reunião, estavam imagens que mostravam e o nível das erosões e sua relação direta com a qualidade da água fornecida a grande parte da população da cidade através da estação localizada na Lagoa do Jiqui. "Caso esse processo de assoreamento não seja controlado, a atual situação irá se repetir cada vez que chover", disse Elias Nunes, representante da ARSBAN.


Medidas
Elias enumera como medidas a drenagem das margens do rio, a utilização de meios adequados para captação das águas de chuva; limpeza das calhas do rio; monitoramento e fiscalização com caráter preventivo; recomposição das áreas devastadas e a melhoria do sistema de tratamento das águas na estação do Jiqui. "Esse é um processo longo que requer um bom volume de recursos financeiros", complementou, lembrando que o problema existe há mais de 30 anos.

Laélia de Melo acrescentou que é imprescindível a participação de toda a população na preservação e recuperação do Pitimbu. "Estamos chamando a atenção do Governo do Estado e das prefeituras, mas é preciso que a população cuide do nosso rio, evitando despejo de materiais que comprometam e degradem a bacia". 


Fonte:   DIARIOdeNATAL
 Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário