quarta-feira, 18 de abril de 2012

"MOMENTO SAÚDE"

Síndrome de Ménière (Hidropsia endolinfática)

A síndrome de Ménière, ou hidropsia endolinfática, resulta da distensão do compartimento da endolinfa, líquido existente no interior do labirinto membranoso localizado no ouvido interno.
A enfermidade deve o nome a Prosper Ménière, o primeiro a descrevê-la, e acomete principalmente adultos entre 30 e 50 anos. Estudos recentes indicam que há certa prevalência entre as mulheres.
Entre as causas conhecidas dessa síndrome estão os distúrbios autoimunes, os processos inflamatórios do ouvido, a sífilis e o traumatismo craniano.

Sintomas

Os principais sintomas da síndrome de Ménière são episódios de vertigem (sensação de rotação ou de movimento e perda de equilíbrio) precedidos por surdez flutuante, zumbido e sensação de pressão no ouvido (ouvido tapado) semelhante à produzida pela diferença de altitude. No início, esses sintomas se manifestam apenas de um lado, mas podem atingir os dois com a evolução do quadro.
As crises podem durar de aproximadamente de 30 minutos a 8 horas e virem acompanhadas de náuseas, vômitos, mal-estar e diarreia.

Diagnóstico
 
O diagnóstico leva em conta o levantamento da história e dos sintomas do paciente.
A Academia Americana de Otolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço estabeleceu os seguintes critérios para o diagnóstico:
* Duas ou mais crises de vertigem rotatória com duração mínima de 20 minutos;
* Diminuição da audição registrada pela audiometria;
* Zumbido ou pressão no ouvido.
Alguns exames de imagem ajudam a estabelecer o diagnóstico diferencial com outras síndromes de vertigem, que exigem tratamento específico.

Tratamento

O tratamento visa primeiramente ao alívio dos sintomas por meio de dieta com baixa ingestão de sódio e prescrição de medicamentos diuréticos e antivertiginosos.
Se essa conduta terapêutica não for suficiente para reverter o quadro, pode-se recorrer à cirurgia e à aplicação intratimpânica de antibióticos.

Recomendações

* Sem os cuidados necessários, a síndrome de Ménière pode provocar a perda progressiva da audição. Portanto, não se automedique. Procure assistência médica para diagnóstico
diferencial, haja vista que vertigem pode ser sintoma de várias enfermidades e requer tratamento específico para cada caso.

Fonte:  Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário