segunda-feira, 23 de abril de 2012

"MOMENTO SAÚDE"

Hérnia de hiato

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal.
Existe um músculo (músculo do esfíncter esofágico inferior) que se abre para permitir a passagem dos alimentos para o estômago e, então, se fecha para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. Qualquer alteração nesse mecanismo pode provocar o refluxo gastroesofágico e, conseqüentemente, azia, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.

Incidência

A hérnia de hiato ocorre especialmente em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres multíparas.

Sintomas 

Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato são: azia, eructações (arrotos) e refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito. É bom ressaltar que azia crônica pode causar úlceras e esofagite, uma inflamação na parede do esôfago.

Tratamento
 
A cirurgia, que pode ser feita por laparoscopia, só é indicada para casos mais graves, uma vez que a hérnia de hiato costuma responder bem ao tratamento clínico. O médico pode prescrever antiácidos que ajudam a controlar os sintomas.

Recomendações

* Evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras;
* Procurar não beber álcool nem bebidas gaseificadas;
* Não fumar;
* Não usar roupas nem acessórios apertados;
* Evitar ingerir muito líquido durante as refeições;
* Fazer refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras;
* Usar travesseiros mais altos ou colocar pequenos calços na cabeceira da cama;
* Não comer perto da hora de dormir é medida preventiva muito importante.

Advertência

A hérnia de hiato pode provocar dor semelhante à dor da angina e ser confundida com os sintomas dos ataques cardíacos. Procure assistência médica para um diagnóstico preciso. Não vale a pena correr riscos.

Fonte:  Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário