quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Chuvas na região Serrana fazem açudes da região Oeste potiguar sangrar
Açude de Riacho da Cruz/RN
Com as fortes chuvas registradas nos últimos dez dias na região Serrana, os primeiros açudes começam a sangrar. O primeiro foi no município de Riacho da Cruz, que fica no pé da Serra de Portalegre. O segundo açude a começar a sangrar foi em Triunfo Potiguar. Na região Serrana, o acumulado de chuvas já passa de 200 milímetros.
A expectativa é maior com relação aos açudes de pequeno porte, especialmente nas cidades que estão sem abastecimento, como Antônio Martins (7,5 mil habitantes) e Luis Gomes (10,2 mil habitantes), que estão sendo abastecidas com carros-pipa. Os açudes destas cidades tomaram água em 2009, mas em 2010 receberam pouca água e secaram em 2011.
Já os açudes de médio porte, como Tourão, em Patu; Lucrécia, em Lucrécia; Rodeador, em Currais Novos; Morcegos, em Campo Grande, tomaram pouca água. Não o suficiente para ser notado. Já os açudes de grande porte, como Armando Ribeiro Gonçalves (Itajá), Santa Cruz (Apodi), Umarí (Upanema) e Pau dos Ferros (Pau dos Ferros) ainda não estão tomando água.
O meteorologista Gilmar Bristrot informa, pelo site da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o inverno em 2012 tende a ser um pouco acima da média, o que aponta a necessidade de tomada de providências, especialmente nas áreas de risco de inundação nas regiões do Vale do Açu e do Apodi.



Fonte: DeFato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário