quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


"MOMENTO SAÚDE"

Melanoma maligno

Melanoma é um tipo de câncer que se desenvolve nos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele. Trata-se de uma lesão maligna potencialmente grave, que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central, com grande risco de produzir metástases e com altas taxas de mortalidade nos estágios mais avançados.
Entre os principais fatores de risco para a doença destacam-se a pele clara, a exposição exagerada ao sol, história anterior de câncer de pele na própria pessoa ou em algummembro da família, nevos (pintas) displásicos congênitos.
Sintomas
Os melanomas podem apresentar-se sob a forma de manchas ou nódulos. Em geral, o melanoma maligno é um tumor que se desenvolve sobre uma pinta pré-existente comsinais característicos de malignidade, resumidos na regra básica do ABCD: A de assimetria (as formas de uma metade sobreposta sobre a outra não coincidem); B, de bordas irregulares, isto é, semelhantes ao desenho do litoral num mapa geográfico; C, de coloração, por causa da variedade de cores que pode apresentar e D, de diâmetro, em geral, maior do que o fundo de um lápis. Coceira, sangramento, inflamação são outros sinais e sintomas.
É importante observar que nem todos os melanomas nascem em cima de pintas. Eles podem surgir na pele normal e ir aumentando de tamanho sem apresentar a fase pré-neoplásica.
Diagnóstico
Num primeiro momento, o diagnóstico é clínico e leva em conta o aspecto da lesão, que pode ser plana ou elevada e apresentar alterações progressivas de forma, cor e diâmetro. A biópsia e a dermatoscopia são exames laboratoriais importantes para confirmar o diagnóstico. Quanto antes ele for estabelecido, melhor será o prognóstico da doença.
Tratamento
O tratamento do melanoma maligno inclui cirurgia para a retirada do tumor, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, de acordo com o estadiamento da doença. Pesquisadores americanos estão testando novos medicamentos que estimulam a imunidade para usá-los no tratamento dos melanomas mais agressivos.
Atualmente, as lesões iniciais menores do que 4mm, quase todas, podem ser curadas. No entanto, espessura maior do que 4mm aumenta a probabilidade de formação de metástases, o que complica o quadro e dificulta a cura.
Recomendações
· Evite a exposição ao sol entre dez e dezesseis horas, especialmente se tiver pele e olhos claros;
· Aplique regularmente protetor (filtro) solar sobre a pele, para protegê-la contra os raios ultravioleta e prevenir o aparecimento do câncer de pele. Repita essa operação várias vezes por dia, especialmente depois de ter entrado em contato com água ou suado muito;
· Use chapéu ou bonés, quando for tomar sol;
· Procure assistência médica, se notar alterações de forma, tamanho ou cor em pintas pré-existentes ou que apareceram recentemente;
· Observe seu corpo atentamente. Caso perceba alguma modificação num sinal mais antigo ou mais recente, consulte um dermatologista.
Fonte: Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário