terça-feira, 12 de agosto de 2014

ORTOPEDIA DO HRTM - MOSSORÓ/RN

Sesap redefine escala de ortopedia do Hospital Regional Tarcísio Maia

             Foto: Cezar Alves
Considerando o déficit de ortopedistas estatutários para manter em funcionamento o serviço de urgência no Hospital Regional Tarcísio Maia e a negativa da Cooperativa de Ortopedistas de Mossoró em apresentar uma proposta para contratação, em caráter emergencial, de profissionais para complementar as escalas da unidade, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) não teve outra alternativa que não fosse redefinir a escala contando com os médicos lotados na unidade.

Com isso, os serviços de ortopedia do HRTM ficarão, neste mês de agosto, com um ortopedista de plantão presencial, responsável pelo acolhimento das urgências graves, estabilização, evolução dos pacientes internos que estejam aguardando procedimentos eletivos e, se necessitar de realizar cirurgias mais complexas, a mesma será realizada com um dos cirurgiões gerais do plantão. Já o paciente, que após ser estabilizado, ainda necessitar de intervenção ortopédica de urgência será encaminhado ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde existe um maior número de ortopedista de plantão.

“Os casos que chegarem ao Hospital Regional Tarcísio Maia e se caracterizarem em atendimentos de média complexidade não agudo ou baixa complexidade serão orientados a buscar atendimentos nas UPAs e pronto atendimento do município de origem. Tal procedimento será realizado para que o Hospital Tarcísio Maia realize o atendimento a que se destina esta unidade. Essas medidas visam garantir o serviço de urgência do maior hospital da região oeste do estado em funcionamento de modo que a população não seja desassistida”, disse Luiz Roberto Fonseca, secretário estadual de Saúde Pública.

Ainda de acordo com Luiz Roberto, “no momento que for possível a complementação das escalas da urgência ortopédica, de modo que a ficar com no mínimo 02 ortopedistas de plantão, seja por novos estatutários ou contratação de profissionais via cooperativa, a escala dos ortopedistas estatutários retornará a ter horários destinados a evolução de enfermaria em separado”.

A decisão pela redefinição da escala de ortopedia do HRTM foi tomada após a tentativa sem sucesso de negociação com a Cooperativa Médica de Mossoró.

“Continuaremos na busca pela negociação e conciliação com as Cooperativas visando melhorias na assistência a ser prestada junto à população da região oeste. O Governo do Estado já demonstrou uma clara disposição para negociar, dentro das possibilidades objetivas do Estado – financeiras e fiscais, que não foram aceitas. Diante disso, fomos obrigados a tomar medidas emergenciais necessárias para garantir pelo menos um ortopedista de plantão na Unidade visando atender aqueles que dependem dos serviços de Saúde da rede estadual”, explicou o secretário da Sesap. 


FONTE
Logo

POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário