terça-feira, 5 de agosto de 2014

CPI DA PETROBRAS

Presidente da CPI da Petrobras pede apuração da PF

Revista Veja fez denúncias em sua última edição contra membros e ex-membros da Petrobras.

Imagem/arquivo blog naserra
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB), informou que reuniu-se nesta terça-feira (5) com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, para pedir que o órgão apure denúncia publicadas na última edição da revista Veja. Segundo a revista, a presidente da Petrobras, Graça Foster; o ex-presidente da estatal José Sergio Gabrielli e o ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró “tiveram acesso antecipado às perguntas e foram treinados para responder aos questionamentos da comissão”.

“O fato colocado na revista Veja suscita investigação”, disse o senador, lembrando que ontem (4) pediu à Diretoria-Geral do Senado a abertura imediata de sindicância para investigar a suposta participação de servidores em vazamento de informações a depoentes da CPI.

Sobre a sindicância, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), adiantou que vai atender ao pedido do senador Vital do Rêgo e autorizar a investigação interna. “A CPI é uma instituição que não pode sair arranhada. É um instrumento fundamental de fiscalização e de cumprimento do papel do Legislativo. Então, é preciso esclarecer tudo na forma do que foi denunciado”, destacou. Renan defendeu ainda continuidade sem prejuízo das atividades da CPI.

Segundo o senador Vital do Rêgo, a CPI da Petrobras no Senado ainda tem um mês e meio de trabalho pela frente, até apresentação do relatório, e os trabalhos serão mantidos. “Vamos continuar na apuração dos fatos. É a nossa missão. A CPI não pode ser suspensa até por um dever constitucional e institucional do Senado”.

No primeiro dia do esforço concentrado do Congresso, o assunto estava entre os mais comentados entre parlamentares do governo e da oposição. A senadora Vanessa Graziotion (PCdoB), uma das mais atuantes na CPI da Petrobras no Senado, cobrou apuração das denúncias.

“Eu reprovo porque isso não é comum, é completamente desnecessário, porque todas as perguntas feitas pelo relator são perguntas óbvias que qualquer senador faria e os depoentes já deveriam estar preparados para aquele tipo de pergunta. Se isso tiver ocorrido, e eu não sei se ocorreu, não é algo aceitável e é completamente desnecessário”

Debates

O primeiro debate presidencial ocorrerá na Band, no dia 21 de agosto, seguindo uma tradição histórica do Grupo Bandeirantes. No dia 14 de agosto, os candidatos ao governo também se encontrarão na Band para o primeiro debate.



Da redação, Portal da Band


FONTE


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário