terça-feira, 11 de junho de 2013

NOTÍCIAS SOBRE O SISU 2013

UFRN admite erros e inverte pesos

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Os alunos que se inscreveram na segunda edição desse ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a uma das vagas oferecidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram surpreendidos com uma mudança de peso nas provas de Ciências da Natureza e Linguagens. Devido a um “erro no sistema”, houve uma inversão dos pesos que afetará a avaliação nas provas daqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e desejam ingressar em oito cursos da UFRN. 

No dia 7 de maio passado, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN publicou a Resolução 078/2013 onde estava definido os pesos e pontos de cortes para correção e avaliação das notas do Enem. Segundo a resolução, os cursos estavam divididos nas áreas de Humanística I, Humanística II, Tecnológica I, Tecnológica II e Biomédica.

Com a decisão, a universidade pretendia garantir que os candidatos tenham aptidão para a área que deseja cursar. Por exemplo, para o estudante que almeja uma vaga em um curso na área Biomédica, a prova com maior peso e maior nota mínima é a de Ciências da Natureza, enquanto que, para Humanística, as provas de Linguagem e Ciências Humanas terão pesos e notas maiores. Já a redação terá peso igual para todas as áreas.

Porém, ontem – primeiro dia de inscrição para o Sisu 2013.2 – foi descoberto um erro no cadastro do sistema. Os pesos para os cursos da área Biomédica, nas provas de Linguagens e Ciências da Natureza, não estavam corretos. Na Resolução do Consepe, Linguagens teria peso 1,5 e Ciências da Natureza teria peso 3. No site do Sisu, esses valores estavam invertidos. “Ocorreu um probleminha na hora de cadastrar os cursos da área de Biomédica. Não sei como classificar esse erro, mas aconteceu”, disse Adelardo de Medeiros, pró-reitor adjunto de graduação da UFRN.

Para contornar o problema, a UFRN publicou ontem o Provimento 016/2013 que altera a resolução do Consepe publicada em maio [veja info]. O documento assinado pelo reitor em exercício, Hênio de Miranda, altera as notas mínimas exigidas e os pesos das provas para o Sisu 2013.2. Os cursos afetados pela mudança foram classificados na área Biomédica II e incluem os cursos de Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina.

Segundo Adelardo, os alunos não serão prejudicados com a mudança na avaliação. “Até porque os alunos já fizeram as provas e, nesses cursos, é necessário ter uma boa pontuação em todas as áreas, porém, quem se sentir prejudicado pode procurar a Justiça”, disse o pró-reitor. Para a edição 2013.2 do Sisu, a UFRN está oferecendo 2.454 vagas em 48 opções de cursos. O aluno que fez o Enem em 2012 tem até a próxima sexta-feira para efetuar a inscrição no site do Sisu.






FONTE



Roberto Lucena - repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário