sexta-feira, 14 de junho de 2013

GRIPE SUÍNA

Sesap traça estratégias para enfrentar gripe suína em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), realizou nesta quinta-feira (13), no Centro de Capacitação da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Mossoró, uma reunião para traçar estratégias para o enfrentamento do vírus H1N1 em Mossoró e região.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Stella Leal, a reunião teve como objetivo preparar o município para dar resposta aos casos suspeitos de H1N1 e outras doenças respiratórias. “A cidade de Mossoró vivencia um grande evento de massa, o Mossoró Cidade Junina. A expectativa é de que mais de 1,5 milhão de pessoas de várias regiões do país participem do evento, durante o mês de junho. A proximidade entre as pessoas em aglomerados pode facilitar a propagação do vírus H1N1”, disse subcoordenadora.

No período de 31 de maio a 5 de junho foram confirmados 2 óbitos decorrentes da Influenza A (H1N1), sendo o primeiro caso de um indivíduo de 62 anos, residente em Natal, e o segundo de um indivíduo de 38 anos, residente em Mossoró, que havia sido hospitalizado no dia 23 de maio, falecendo três dias depois. Diante disso, a Suvige volta a reforçar as orientações sobre as medidas de prevenção da doença: lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar, não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca, cobrir a boca com lenço descartável, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Participaram do evento a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal, a diretora do LACEN-RN, Goreti Lins Queiroz, a gerente da II Ursap, Iranilde Campos, técnicos da II Ursap e representantes dos hospitais Tarcísio Maia, Rafael Fernandes, da Mulher, da Polícia Militar, e Wilson Rosado, além de técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, do SAMU, Unimed, Laboratório Regional de Mossoró (LACEM), UPA´s do Alto de São Manoel e Santo Antônio e Casa de Saude Dix Sept Rosado.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário