domingo, 6 de maio de 2012

QUEM SAI NA FRENTE HOJE, BOTAFOGO OU FLUMINENSE ?


 

Fluminense e Botafogo abrem decisão


Fluminense e Botafogo se enfrentam hoje, às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), na partida que abre a decisão do Campeonato Carioca. O Tricolor conquistou o primeiro turno, a Taça Guanabara, batendo o Vasco na final por 3 a 1. O mesmo placar que o Alvinegro aplicou nos vascaínos para ganhar a Taça Rio, segundo turno. Os dois times se enfrentaram em duas ocasiões no Estadual deste ano, empatando sempre por 1 a 1. Só que no duelo válido pelas semifinais da Taça Guanabara, o Tricolor ganhou na disputa de pênaltis. A final deste ano pode ser considerada histórica, pois apesar de reunir dois clubes de tradição, a última vez que eles decidiram o torneio foi em 1971, quando o Tricolor ficou com o título.

Dhavid NormandoFred é a grande arma do Fluminense para a final do CariocaFred é a grande arma do Fluminense para a final do Carioca

Naquela ocasião o triunfo foi por 1 a 0, com um gol cercado de polêmica, já que os botafoguenses reclamam até hoje de uma falta do lateral Marco Antônio no goleiro Ubirajara.

Se o Fluminense ganhou aquela edição, na última final entre eles quem levou a melhor foi o Glorioso, que fez 1 a 0 ganhando a Taça Rio de 2008. A última vez que o Botafogo ganhou o Estadual foi em 2010, de maneira direta, tendo ganho os dois turnos em feito repetido pelo Flamengo no ano passado. Já o Fluminense não ergue a taça desde 2005. Os dois times chegam com moral para esta decisão. O Glorioso está invicto no ano, mas sabe que vai ter uma pedreira pela frente. "O time do Fluminense tem muita qualidade, jogadores experientes e atravessa um grande momento. A nossa expectativa é a de dois jogos muito equilibrados e decididos nos detalhes. Sabemos que temos condições de erguermos a taça, mas as dificuldades serão imensas. É preciso manter a concentração ao longo dos noventa minutos",  disse Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo.

A preocupação entre os times é recíproca. "Acho que nós temos que neutralizar os pontos fortes do Botafogo. Trabalhamos isso ao longo da semana, mas sabemos que os problemas serão enormes mesmo assim. Porém, somente se não cometermos erros e fazermos o nosso estilo de jogo sobressair que vamos ser campeões",  disse o zagueiro Gum.

O Botafogo também trabalhou no sentido de neutralizar os pontos fortes do rival. "Sabemos que não podemos deixar o Fred sozinho, o Rafael Sobis livre e nem darmos espaços para o Deco criar. Também é preciso neutralizar os demais focos de perigo do time do Fluminense, que são muitos",  disse o zagueiro botafoguense Antônio Carlos.

Além do trabalho que foi desempenhado ao longo da semana, os jogadores esperam contar com o apoio dos torcedores. "Nós sabemos que em uma decisão o equilíbrio entre as duas equipes costuma ser muito grande e essa é a realidade desta final entre Fluminense e Botafogo. Por causa da qualidade das duas equipes, dos jogadores que podem fazer a diferença e das boas campanhas que fazem, fica complicado apontar um favorito. Logo, precisamos contar com tudo", disse Deco.


Polêmica na última decisão entre os times
Botafogo e Fluminense não decidem o título estadual desde 1971. E torcedores dos dois clubes têm todos os motivos para não esquecer o jogo que foi um dos mais polêmicos da história das finais do campeonato carioca. Os tricolores venceram por 1 a 0, gol de Lula,no final da partida, em lance que gerou muitas reclamações por parte dos alvinegros. Após cobrança de escanteio, o lateral Marco Antônio se chocou com o goleiro Ubirajara Mota e a bola sobrou para o ponteiro Lula que empurrou a bola para as redes com um leve toque. Para o Botafogo, um lance irregular porque Marco Antônio empurrou Ubirajara, mas o árbitro José Marçal Filho confirmou o gol, considerando que não houve infração do tricolor.

A derrota foi um choque para o Botafogo que era considerado o grande favorito para a conquista do título. O time de General Severiano era chamado de "selefogo" porque reunia jogadores que tinham sido campeões mundiais em 1970 como Jairzinho, Paulo César Caju e Carlos Alberto Torres. O Botafogo fez uma ótima campanha mas caiu de produção.



Fonte:   Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário