terça-feira, 4 de dezembro de 2012

VIVA SANTA LUZIA

Carreata com a imagem de Santa Luzia e missa abrem oficialmente os festejos da padroeira de Mossoró



"Ó Santa Luzia pedi a Jesus que sempre nos dê dos olhos a luz". O coro entoando o hino popular da virgem de Siracusa na praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia, anuncia o início de mais uma edição da principal festa sociorreligiosa do município. A programação dos festejos em alusão à padroeira de Mossoró foi aberta oficialmente ontem, 3.

A festa já começou trazendo novidades, como a carreata de Santa Luzia. A atividade, que saiu da Catedral, percorreu o trajeto antes feito pela tradicional procissão, que neste ano foi transferido para o grande Alto de São Manoel.

De acordo com padre Flávio Augusto, a proposta é possibilitar que o itinerário original da imagem da santa não seja esquecido e que a imagem percorra os lugares onde tradicionalmente as pessoas se preparam para prestar homenagem à padroeira.

Com a chegada da carreata, os fiéis participaram da missa solene de abertura, realizada ao ar livre no adro da Catedral de Santa Luzia. Logo após, na parte social da festa, os paroquianos apreciaram o show do cantor Waldonys, interpretando os sucessos do inesquecível Luiz Gonzaga. A apresentação é uma das homenagens da festa ao centenário do "rei do baião".

A programação sociorreligiosa da festa segue até o dia 13, dia dedicado à santa. A partir de hoje, 4, iniciam as celebrações de missas (6h), a noveninha (9h) e as novenas em preparação para os festejos. Também haverá todos os dias confissões individuais e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Outra novidade dos festejos será sempre antes da novena, quando será o Luzeiro de Santa Luzia, criado pelos padres Ricardo Rubens e Carlinhos, com finalização do padre Walter Collini. As celebrações religiosas seguem até o dia 13 de dezembro.

Também inicia hoje, 4, a apresentação do Oratório de Santa Luzia, encenado sempre após as novenas no adro da Catedral. Ao longo da festa, em sua programação profana, a coordenação disponibilizará uma praça de alimentação, montada na praça Dix-sept Rosado, que contará com restaurantes e música ao vivo. Paralelamente, no largo Monsenhor Huberto Bruenning terá shows com bandas católicas.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário