quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O ADEUS A OSCAR NIEMEYER

Cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório de Niemeyer

Uma multidão aguardava para prestar as últimas homenagens, quando, às 16h40, o público foi liberado para participar do velório do arquiteto Oscar Niemeyer.

Uma fila foi formada na Praça dos Três Poderes até a rampa de acesso ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde ocorre a solenidade póstuma. A sede do Governo Federal foi projetada pelo próprio arquiteto.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo velório. Como as filas continuam extensas, caso a procura siga o mesmo ritmo, o número pode chegar a 5 mil.

Na chegada ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, junto com a guarda dos Dragões da Independência. Dilma estava acompanhada da viúva do arquiteto, Vera Niemeyer.

Inicialmente restrito a parentes do arquiteto e autoridades, o velório está sendo realizado São Nobre do palácio e já foi aberto ao público. Mais de 30 coroas de flores foram enviadas ao local.

O corpo saiu do Rio de Janeiro às 13h , chegou à Base Aérea de Brasília por volta de 14h20 (horário da capital) e foi em cortejo pelo Eixo Rodoviário e pelo Eixo Monumental, duas das principais vias de Brasília (FOTO ABAIXO).

Após o velório em Brasília, o corpo do arquiteto será levado de volta ao Rio de Janeiro, onde será velado no Palácio da Cidade e sepultado, amanhã (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Oscar Niemeyer morreu na noite de ontem (5), no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15.



FONTE
           VIA:  Jornal  O Mossoroense
           Por: Regy Carte



Nenhum comentário:

Postar um comentário