sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SÃO PAULO OU TIGRES ?

Regulamento contraditório dá margem para Tigre ser declarado campeão da Sul-Americana

Getty


Jogadores de Tigre e São Paulo brigaram em campo e fora dele: final pode não ter terminado. O São Paulo comemorou, levantou a taça de campeão da Copa Sul-Americana e saiu do Morumbi com a certeza de que encerrou seu jejum de quatro anos sem vencer um título. Mas o contraditório regulamento da competição pode fazer com que o título não seja de fato homologado, além de dar margem para o Tigre ser considerado o campeão do torneio.

Segundo o artigo 15.4 da competição, caso uma equipe abandone o gramado e se negue a finalizar a partida, o time em questão “perderá os pontos e estará passível de multa a critério do Comitê Executivo da Confederação” – algo que foi protagonizado pelos jogadores e pela comissão técnica do Tigre e que daria razão ao São Paulo.

No entanto, o artigo 15.1 dá margem para o São Paulo ser punido caso as agressões contra os atletas da equipe argentina sejam comprovadas. “Se a partida foi suspendida pelo árbitro em razão da intervenção de torcedores ou de agressões cometidas contra a arbitragem ou contra os jogadores da equipe visitante, o clube local será punido a juízo do Comitê Executivo, em caso de culpa comprovada”, diz o regulamento da competição, o mesmo da Libertadores da América.



Como os jogadores do Tigre alegam terem sofrido agressões por parte dos seguranças do São Paulo e têm provas concretas da suposta violência (as fotos), o artigo se aplica. Deste modo, a Conmebol pode decidir por reverter o resultado, anular o título do clube paulista e proclamar o pequeno clube argentino como campeão da Sul-Americana.


Tanto o São Paulo como a Polícia Militar informaram que nenhum dos homens envolvidos na segurança da partida portam armas de fogo para garantir a paz e a ordem no local.

Além disso, nesta quinta-feira, o vice da entidade que controla o futebol sul-americano, Eugenio Figueredo, afirmou que a partida ainda não está oficialmente encerrada. Segundo ele, o fato do árbitro Enrique Osses soltar o apito final apenas significa que o jogo foi suspenso. 
“O juiz não tem a prerrogativa de terminar a partida. Ele pode suspendê-la. É a Confederação que decide. Estamos esperando o informe da polícia e de outros oficiais para estudar o caso e agir”, afirmou em entrevista à revista chilena El Gráfico.

A declaração se torna curiosa pelo fato do site da própria entidade destacar o fato do São Paulo ter se tornado campeão e ainda pela cerimônia de premiação – que teve a presença de Nicolás Leoz, presidente da Conmebol – ter acontecido normalmente.
 
Reprodução

Site da Conmebol dá São Paulo como campeão da Sul-Americana

Entenda o caso

O São Paulo vencia o Tigre por 2 a 0 no primeiro tempo, mas uma confusão depois do fim da etapa inicial, no caminho para os vestiários, paralisou a partida disputada no Morumbi. O duelo não chegou a recomeçar no segundo tempo, o árbitro Enrique Osses deu o jogo por encerrado, e o time tricolor comemorou o título no gramado, com direito a invasão de torcedores. "Sim, é campeão", confirmou o delegado da Conmebol, Francisco Figueiredo. 

Enquanto o São Paulo fazia a sua festa no Morumbi, a Conmebol, por meio do perfil oficial da Copa Sul-Americana, usou o Twitter para confirmar o título. "La @CONMEBOLcom investigará lo ocurrido en el Morumbí. Pero la decisión de @SaoPauloFC campeón es irrefutable", disse a entidade, afirmando que vai investigar o que aconteceu, mas que o São Paulo, independentemente do que for apurado, é o campeão.

De acordo com informações de integrantes da delegação do time argentino, o elenco se recusou a voltar a campo depois de ter os vestiários invadidos por policiais militares. A informação do técnico Pipo Gorosito é que dois jogadores ficaram feridos e seguranças do São Paulo sacaram armas dentro do vestiário dos visitantes. As imagens de TV mostraram sangue no local.

Entrevistado depois da festa do São Paulo, o Major Gonzaga, um dos responsáveis pela segurança no Morumbi, afirmou que, quando a polícia chegou aos vestiários, encontrou uma briga generalizada entre jogadores e comissão técnica do Tigre e seguranças do clube tricolor. Segundo ele, não foi encontrada nenhuma arma no local, mas os envolvidos serão levados a prestar depoimento na delegacia.

O repórter Vinicius Nicoletti, dos canais ESPN, ouviu uma fonte, que afirmou que os jogadores do Tigre desceram para o vestiário depredando as dependências do Morumbi. Por causa disso, os seguranças entraram em ação, e ocorreu o confronto. O vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes corroborou a versão e disse que houve legítima defesa dos seguranças do São Paulo. Além disso, ele disse que o clube tomaria as medidas legais cabíveis contra os argentinos.

Os jogadores do Tigre garantem que a confusão no vestiário do Morumbi, que fez o clube desistir de jogar o segundo tempo da final da Copa Sul-Americana, quando a partida estava 2 a 0 para os mandantes, foi premeditada pelos brasileiros.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário