Duelo brasileiro começa a definir vaga na semifinal
Rio de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - O funil está ficando cada vez mais apertado na Copa Libertadores e um brasileiro vai se despedir do sonho do título. Isso porque Vasco e Corinthians se enfrentam às 21h50, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pelo confronto de ida das quartas de final. Na próxima semana o duelo será na capital paulista.
Tasso Marcelo/AEO meio campo Juninho Pernambucano vai ser o grande responsável pelas jogadas de ataque do Vasco
Se o histórico for levado em consideração, o Vasco tem mais motivos para se animar. Essa será a quarta vez que o time carioca terá um brasileiro pela frente em mata-matas de Libertadores. Em 1998, ano que foi campeão, eliminou Cruzeiro e Grêmio. Porém, no ano seguinte, foi eliminado pelo Palmeiras. Já o Corinthians tem péssimo retrospecto em duelos caseiros. Das oito eliminações na história, metade foi para clubes do Brasil - Grêmio (nas quartas de final de 1996), Palmeiras (nas quartas de 1999 e na semifinal de 2000) e Flamengo (nas oitavas de 2010).
Ao Timão resta se inspirar em 2000, quando conquistou o Mundial de Clubes derrotando justamente o Vasco na grande final, nos pênaltis. Se a história é rica de duelos que podem servir de inspiração para os dois lados, os treinadores atuais preferem analisar o presente.
Tite, comandante do Corinthians, lembra que as equipes decidiram o título brasileiro do ano passado e que continuam em alta em 2012. "São duas equipes com alma e consistência. Serão dois grandes duelos, equilibrados e complicados. Vamos encontrar muitas dificuldades e sabemos que teremos problemas pela frente. Desde o ano passado que o Vasco é um bom rival para se evitar. Mas agora que estamos diante da possibilidade de irmos para as semifinais da Copa Libertadores vamos fazer de tudo para nos classificarmos", disse Tite.
O respeito é mútuo entre os times, como se pode notar também nas declarações de Cristóvão Borges, técnico do Vasco. "Como todo confronto com brasileiros, a nossa expectativa é a de um duelo muito equilibrado", disse Cristóvão Borges.
Em relação a esse primeiro jogo, porém, os dois times têm preocupações distintas. No Vasco, que precisa da vitória por jogar em casa, o desafio é superar a sólida defesa do Corinthians. Já os jogadores do Corinthians sabem que precisam superar a pressão pelo fato de o time não ir bem contra brasileiros na Libertadores. "Um clube como o Corinthians, com a torcida e a grandeza que tem, já tinha que ter ganhado a Libertadores", disse o técnico Tite.
Fonte:
Gazeta Press - Rio de Janeiro (RJ)
Via Jornal Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário