Campanha de vacinação começa sábado
Imagem/Arquivo Blog "naserra" |
Começa no próximo sábado a Campanha Nacional
de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também
contra a influenza A (H1N1) - gripe suína.
A meta é
imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio.
Para o Rio Grande do Norte, foram disponibilizadas 484.280 mil doses
da vacina, número que se destinará à população
de risco a qual a campanha é direcionada. Devem procurar
os postos de saúde dos idosos com mais de 60 anos, crianças
de seis meses a menores de dois anos, grávidas em qualquer
período da gestação, indígenas e profissionais
de saúde tiverem contato direto com a doença.
"Não é possível vacinar todos os grupos nem disponibilizar a vacina para toda a população do estado. Isso porque os laboratórios não produzem tanto material assim e também porque serão vacinadas apenas as pessoas que fazem parte da população de risco, ou seja, aquelas que estão mais propensas a contraírem o vírus e a desenvolverem problemas maiores com a doença", explica a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Juliana Araújo.
A vacina possui anticorpos de combate a três tipos de cepas diferentes: a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B. Ao todo, 8.373 profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha no RN. O atendimento será feito em postos de saúde ou em postos volante (tendas armadas ou vans), que serão disponibilizados dependendo da organização de cada município. No país, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A partir de sábado, os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.
"Pessoas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma neste ano. Os demais grupos deverão tomar dose única", explica Juliana. Segundo ela, a novidade desse ano será a propagação da campanha também entre a população carcerária, o que deverá começar após o dia 25 de maio.
Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25.134 milhões de pessoas foram vacinadas - 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.
No Rio Grande do Norte, após a morte de 29 pessoas pelo vírus do H1N1 em 2009, o sucesso da vacinação foi sentido quando se constatou apenas um óbito em 2010 e nenhum em 2011. "Infelizmente, tivemos o óbito de uma criança de sete anos neste ano, em fevereiro. Isso entra nas estatísticas sob a forma de melhorarmos as campanhas de conscientização. Aconselhamos que as pessoas nunca se automediquem nem procurem formas de ficarem boas, sem antes procurarem o médico. É lembrar que a sua vida pode estar em risco", finaliza a subcoordenadora.
PREVENÇÃO
Não existe nenhuma forma de bloquear o vírus da gripe. Esses microrganismos estão presentes no ar, em objetos e até mesmo nas mãos. Mas existem algumas maneiras de prevenir o contágio da gripe.
Evitar compartilhar materiais
de uso pessoal como copos, teclados de computador, mouses, talheres,
toalhas de forma compartilhada. "A pessoa doente precisa ser
cidadã ao ponto de evitar estar em lugares fechados com pessoas
sãs. O uso de máscara de forma regrada e higiênica
é outra alternativa", explica Juliana Araújo.
Segundo ela, máscaras precisam ser descartadas após
o uso não muito prolongado (no mínimo 1h30).
Lavagem
das mãos e uso do álcool em gel evita que os microrganismos
se alojem no corpo humano e contagiem.
Fonte: Jornal DeFato.com
Alex Costa
Da Redação de Natal
Da Redação de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário