domingo, 31 de janeiro de 2016

NOTÍCIAS SOBRE O ZIKA VÍRUS EM VÁRIOS PAÍSES

Zika: Países asiáticos alertam para riscos de viagem a áreas afetadas

Comitê Olímpico Internacional recomenda calça e manga comprida
Orlando Sierra / AFP
Paciente diagnosticada com dengue no Hospital Escuela Universitario,
 em Tegucigalpa, a capital de Honduras: país decretou estado 
de alerta preventivo

RIO — Embora não se tenha, até o momento, registros de casos de zika na Àsia, os governos de sete países asiáticos emitiram, na sexta-feira, avisos sobre os riscos de transmissão do vírus. Coreia do Sul, Malásia, Japão, Austrália, Camboja, Vietnã e Índia, além de Hong Kong, recomendaram que seus cidadãos, em especial mulheres grávidas, evitem viajar para áreas afetadas e fiquem atentos para possíveis sintomas. Médicos da Coreia do Sul podem, inclusive, ser multados em até 2 milhões de wones (US$ 1.654) se não reportarem casos suspeitos.

Já o governo de Honduras, na América Central, decretou estado de alerta preventivo. As autoridades hondurenhas suspeitam que o vírus tenha sido a causa da morte de um idoso no país e investigam 1.019 notificações. O primeiro caso em Honduras foi registrado em 16 de dezembro. A secretaria de Saúde local informou que o país teve 400 mil casos de dengue, com cinco mortes, e 3 mil casos de chicungunha, que provocaram duas mortes.

No Paraguai, o governo passou a monitorar 150 gestantes no norte do país.

Na Europa, o serviço de Saúde Pública da Inglaterra recomendou que homens que visitaram áreas com registros da doença usem preservativos durante o ato sexual por 28 dias. Para aqueles que apresentarem sintomas ou confirmarem, por meio de exame, a presença do vírus, a recomendação se estende por seis meses.

COI RECOMENDA CALÇA E MANGA COMPRIDA

O Comitê Olímpico Internacional (COI) fez um apelo aos turistas com destino ao Rio de Janeiro, em agosto, para acompanhar as Olimpíadas, aconselhando o uso de repelentes e camisas e calças de manga comprida. O COI garantiu que o evento estará seguro em relação ao vírus, mas disse que os viajantes devem consultar as agências de saúde de seus países.

"Um plano para os locais de competição já foi adotado para antes e durante os Jogos, segundo o qual eles serão inspecionados diariamente para se ter certeza de que qualquer poça ou água estagnada – onde os mosquitos se reproduzem – seja removida, minimizando assim o risco de atletas e visitantes entrarem em contato com os mosquitos", comunicou o COI.

64% DOS AMERICANOS DEVEM CANCELAR VIAGENS

Uma pesquisa realizada pelo empresa de gestão de risco de viagens On Call International constatou que cerca de 64% dos entrevistados norte-americanos iriam cancelar suas viagens a países afetados pelo vírus zika. Os resultados têm como base uma pesquisa do Google Consumer com 1.934 consumidores nos Estados Unidos com 18 anos ou mais.

O governo americano, por meio do Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês), já emitiu alerta para viagens a 22 países do continente americano, além de Cabo Verde na África, e a Samoa, na Oceania, que registraram casos de zika. No último dia 16, os Estados Unidos registraram o primeiro caso de microcefalia ligado ao zika. O Departamento de Saúde do Estado de Nova York (DOH) anunciou que três pessoas que recentemente viajaram para países onde a transmissão da zika está em curso testaram positivo para o vírus.

Na sexta-feira, a presidente Dilma Roussef acertou um acordo, em telefone para o presidente dos EUA, Barack Obama, para a criação de um Grupo de Alto Nível entre os dois países para desenvolver a parceria na produção de vacinas e produtos terapêuticos. O grupo terá como base a já existente cooperação entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH) para pesquisa e produção da vacina contra a dengue.



POR O GLOBO, COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

FONTE
Resultado de imagem para LOGO DO O GLOBO

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário