quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FIQUE POR DENTRO

Tratamentos naturais para aliviar coceira
Uma coceira pelo corpo pode incomodar a qualquer hora do dia e em qualquer lugar e suas causas podem ser as mais diversas, como alergias, irritações e por aí vão. Assim, nada melhor do que ter à disposição remédios caseiros para minimizar – ou até tratar – a coceira.

Qualquer pessoa em algum período da vida já foi – ou ainda será – atormentada por esse desesperador e incômodo sintoma. Entretanto, o ato de coçar determinada área da pele afetada por algum tipo de enfermidade só irá agravar ainda mais o problema. Sem falar na dor e nos ferimentos que poderão surgir em decorrência disso.

Foto: Reprodução


Causas

Entre os casos de coceira em humanos, a causa mais comum para o problema está na pele seca. Todavia, há outros agentes que provocam a ocorrência desse incômodo sintoma, a exemplo do contato com produtos químico e/ou tóxicos, queimaduras do sol, frio, exposição excessiva à água, picadas de insetos, ingestão de alimentos o qual o organismo é intolerante, entre outros.
Ocorrência

Na pele, as irritações que causam a coceira podem se concentrar em apenas uma área ou, dependendo da gravidade do fator provocante, em quase, ou todas, as partes do corpo. Em geral, nessas áreas afetadas nota-se a presença de bolhas seguidas de prurido.

Tratamentos

Entre as formas mais eficazes de tratar os sintomas da coceira está o banho de imersão em água aquecida, adicionada de duas xícaras de farinha de aveia ou ainda com duas colheres das de sopa de vinagre de maçã.

Também é eficaz o ato de cobrir a área da pele afetada pela coceira com amido de milho (maisena). Esse método pode trazer resultado imediato no alívio à sensação da necessidade de coçar a parte atingida.

A utilização do óleo e/ou chá de urtiga fresco também é um forte aliado no combate à coceira. As duas fórmulas são indicadas, sobretudo, para tratar o sintoma em áreas que foram picadas por insetos. No caso do chá, a receita é bem simples: utilize uma colher das de sopa de folhas secas de urtiga em uma xícara com água fervente e deixe durante 15 minutos. Depois coe e tome duas vezes ao dia.

A aplicação de folhas de couve imersas em água quente também é outro método eficaz no alivio da coceira. Ao colocar o vegetal na água, deixe por aproximadamente 10 minutos. Feito isso, retire as folhas e coloque-as diretamente sobre a área atingida.

A mistura de canela em pó com mel também é indicada para o tratamento do sintoma, além da aplicação de uma pequena porção de bicarbonato de sódio com água.

Importante: em casos mais graves como eczema, não fazer uso de nenhuma das receitas citadas. Nessas situações, recomenda-se uma consulta médica.


Por Nayla Georgia

FONTE
www.remedio-caseiro.com


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário