terça-feira, 18 de novembro de 2014

PARABÉNS A DIOCESE DE MOSSORÓ-RN

Diocese de Mossoró completa 80 anos evangelizando o interior do RN

Diocese de Santa Luzia abrange 56 municípios
A Diocese de Santa Luzia de Mossoró foi criada pelo papa Pio XI em 28 de julho de 1934, e instalada no dia18 de novembro de 1934, há exatamente 80 anos. Sua trajetória foi muito importante para a consolidação e crescimento da religião católica no Oeste potiguar, onde atua em 56 municípios.

O primeiro bispo da diocese foi dom Jaime de Barros Câmara, que a assumiu em 26 de abril de 1936. Seu episcopado foi marcado pelas construções do Seminário de Santa Teresinha, do Abrigo Amantino Câmara, e pelo apoio a operários dos parques salineiros da região com a criação do "Círculo Operário Católico". Posteriormente assumiram a direção da Diocese de Santa Luzia, dom João Batista Portocarrero Costa, dom Elizeu Simões, dom Gentil Diniz Barreto, dom José Freire de Oliveira e dom Mariano Manzana, que atualmente é o bispo da diocese.

O historiador Geraldo Maia destaca o papel da diocese de Santa Luzia na história de Mossoró. Ele ressalta, especialmente, que a religiosidade por Santa Luzia esteve presente em toda a trajetória da capital do Oeste, e que foi a partir de uma capela em homenagem à Santa que surgiu a cidade de Mossoró.

"Em 9 de maio de 1773 foi feito o primeiro sepultamento na Capela de Santa Luzia, em uma fazenda de mesmo nome. Em 6 de outubro de 1778 é realizado o primeiro casamento na Capela. Da fazenda Santa Luzia de Mossoró surgiu o povoado e do povoado a cidade, tudo se passando ao redor da Capela. Em 1934 foi criada a Diocese de Mossoró, com solene missa celebrada pelo padre Luís da Mota, vigário da paróquia, quando o mesmo dá conhecimento aos fiéis, através da Bula Pro Ecclesiarum Ommiun, do santo padre Pio XI, da criação da diocese e elevando a Matriz de Mossoró à categoria de Catedral Diocesana", narra Geraldo Maia. 

Para o padre Flávio Melo, que hoje atua na Paróquia de São João Batista, em Assú, a importância da diocese de Mossoró vai para muito além das atividades religiosas promovidas pelas paróquias. Ele comenta que a grande vitória da Igreja nestes 80 anos foi ter conseguido participar ativamente da vida das pessoas.

"Relembrar este momento é ver como forma fecundos os 80 anos de atuação da Diocese de Santa Luzia. Percebo toda a participação que temos e sempre tivemos na vida cotidiana das pessoas, e mostra que a Igreja não está voltada só para si, mas para o mundo", afirma.         
                         
Hoje, na data que marca os 80 anos de criação da diocese, mais dois novos padres serão ordenados à Igreja em Mossoró. Os diáconos Zioneudo de Sá e Wescley Paulo Pereira de Melo, pela oração e imposição das mãos do bispo diocesano dom Mariano Manzana, se tornarão sacerdotes, às 19h30, na Catedral de Santa Luzia.

Projetos sociais da Diocese de Santa Luzia são referência

Diferentemente do que grande parte das pessoas imagina, o trabalho religioso coordenado pela Diocese de Santa Luzia vai além das paredes da igreja, e acontece com a realização de diversas atividades de cunho social, promovendo a participação e envolvimento dos religiosos nos problemas da sociedade.

Um dos principais exemplos destas ações é o do Instituto Amantino Câmara, que desde 1973 acolhe idosos de Mossoró e região e que é mantido pela diocese. Atualmente o estabelecimento abriga 65 idosos, que recebem acompanhamento de cuidadores, enfermeiros, além de assistentes de serviços gerais que garantem boa qualidade de vida aos abrigados.

A Casa de Apoio a dependentes químicos Papa Francisco também é uma iniciativa da diocese. No espaço, usuários de drogas químicas que buscam reabilitação são atendidos sem nenhuma oneração. A casa tem estrutura para receber 15 pessoas, e hoje atende cerca de 10 dependentes.

Outro projeto sempre lembrado, por sua importância social, é o do Lar da Criança Pobre de Mossoró, que atua no acolhimento a crianças pobres e abandonadas e o socorro à população carente. Além de proteger os menores, o espaço promove capacitação e formação dos acolhidos.



 Por Redação do


POSTADO POR



Nenhum comentário:

Postar um comentário