terça-feira, 25 de novembro de 2014

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Número de mortes por câncer do colo do útero cresce no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, com a vacinação contra HPV, o Brasil pode ter sua primeira geração de mulheres livres deste tipo de câncer. Levantamento mostra o câncer do colo do útero como o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

                                       Foto - Ednilto Neves
Vacinação contra o HPV é considerada importante
aliada da prevenção contra o câncer do colo do útero
O Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil mostra que número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012. A publicação é do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e será divulgada nesta semana. A proposta do documento é auxiliar os usuários, em especial os profissionais de saúde pública, no planejamento e avaliação das ações necessárias à prevenção e ao controle do câncer. Segundo o Ministério da Saúde, com a vacinação contra HPV, o Brasil pode ter sua primeira geração de mulheres livres deste tipo de câncer.

“Dentre todos os tumores, o do colo do útero está entre os que mais matam mulheres no Brasil. Mas essa realidade pode mudar se todas as meninas de 11 a 13 anos forem vacinadas contra o HPV. Só a primeira dose não garante a imunização, é importante que os pais ou responsáveis levem suas filhas de 11 a 13 para tomar a segunda dose da vacina”, reforça o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele alerta ainda a importância de as mulheres fazerem o exame Papanicolau, que ajuda a identificar e prevenir precocemente o câncer.

O levantamento mostra o câncer do colo do útero como o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. Embora o número de óbitos tenha aumentado, o Atlas mostra uma queda de 6,34% na taxa de mortalidade, que é a proporção do número de mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Em 2002, foram registradas 5,04 mortes para cada 100 mil mulheres, contra 4,72 mortes para cada 100 mil mulheres, em 2012. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

Atento ao crescimento de mortes de mulheres pelo câncer do colo do útero, ao longo dos últimos anos, o Ministério da Saúde tem investido em ações de prevenção e tratamento em todo o país. Como o mais recente avanço nessa área, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca a inclusão da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) – principal causa de ocorrência do câncer do colo de útero – para meninas de 11 a 13 anos, no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, em longo prazo, ajudará a mudar essa realidade de óbitos pela doença no país.

VACINA 

Até o dia 21 deste mês, 2,4 milhões de meninas tomaram a segunda dose da vacina, o que representa 49% do público-alvo formado por 4,9 milhões de meninas. Só a primeira dose não garante da imunização. Por isso, a segunda dose é essencial para garantir a proteção contra a doença. Cinco anos após a primeira dose, as meninas precisam retornar aos postos de vacinação para receber a dose de reforço, garantindo a proteção por mais tempo. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

Desde março de 2014, quando o SUS passou a ofertar a vacina gratuitamente, 4,8 milhões de meninas de 11 a 13 anos receberam a primeira dose, o que representa 97,7% do público-alvo. Seis meses depois, em setembro, essas meninas começaram a procurar as unidades básicas de saúde para a segunda etapa da vacinação.

A vacina contra o HPV está disponível nas 35 mil salas de vacinação do SUS. Recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), ela gera proteção contra quatro subtipos da doença (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

SEGURANÇA

Atualmente, a vacina contra HPV é utilizada como estratégia de saúde pública contra o câncer do colo do útero em mais de cem países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram aplicadas cerca de 175 milhões de doses em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

PREVENÇÃO

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro passo de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que por ano 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.


FONTE


POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário