quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PAU DOS FERROS/RN ESTÁ COMPROMETIDO

Caern trabalha para agilizar a Adutora de engate rápido em Pau dos Ferros

                  Divulgação





Seca afeta nível de manancial
     A seca que atinge o país tem sido bastante severa no Alto Oeste Potiguar. Na cidade de Pau dos Ferros o abastecimento está em uma situação crítica, devido à baixa do manancial que atende a cidade. Para minimizar os efeitos do fenômeno climático, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem trabalhado para agilizar a adutora de engate rápido.

Os obstáculos, a serem transpostos para a obra, são muitos. A Caern já conseguiu superar a maioria deles. Produzir um projeto eficiente, conseguir recursos, achar uma empresa que forneça a matéria-prima; estes são alguns dos passos já alcançados. Vale ressaltar que, em cada um deles, há uma burocracia tão grande quanto a seca. Foram necessárias várias visitas a Brasília para conseguir vencer algumas destas etapas.

Para viabilizar a contratação da obra foi necessária uma dispensa de licitação em virtude da situação crítica. Por se tratar de uma adutora de diâmetro elevado, o material foi encontrado com dificuldade e agora a Companhia aguarda a chegada dele, para iniciar as obras. Além disso, espera também a liberação de trechos por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável por esta autorização.

A Caern, com o apoio irrestrito do Governo do Estado, tem buscado soluções para a situação. Indo além das suas responsabilidades, continuando o abastecimento, quando poderia simplesmente ter entregado a situação para as Defesas Civis estadual e municipal. A adutora, que representa um grande alívio, está na lista de prioridades da empresa.

A ADUTORA

A adutora vai beneficiar uma população de 26,6 mil habitantes da área urbana do município. O Ministério da Integração Nacional aprovou o aporte de recursos no valor total de R$ 13,54 milhões para a obra da adutora, que terá 40,4 quilômetros de extensão. A construção da adutora vai resolver o problema de abastecimento d’água que atinge da população daquela cidade.

Ela será uma derivação da Adutora Alto Oeste, na parte que tem captação na Barragem de Santa Cruz. Como se trata de uma adutora de engate rápido – assim denominada por ter o modelo de instalação mais simples e, portanto, mais rápido - em dois meses ela deverá estar pronta, após iniciada a execução. A tubulação de 300 mm de diâmetro vai permitir uma vazão de 43 litros de água por segundo.



FONTE
Logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário