terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO EM NATAL/RN

Procissão nas ruas do Alecrim atrai 20 mil fiéis

Mais de 20 mil pessoas percorreram as ruas bairro do Alecrim, ontem, durante a procissão de São Sebastião, realizada todos os anos no dia 20 de janeiro. A estimativa de público é da organização do evento. A caminhada marcou o fim dos festejos da paróquia de São Sebastião, que completa 65 anos em 2014. O santo é um dos padroeiros do bairro e reúne grande quantidade de devotos. No local, a multidão parecia maior. Fiéis de todas as idades vestiam as cores vermelho e branco e levavam bandeirolas e faixas coloridas. Uma imagem do santo, com 1,8 metros, foi trazida do Paraná para a procissão, e conduziu os fiéis pelas ruas do bairro, junto a dois carros de som. 

Adriano Abreu
Procissão começou no final da tarde, após missa dos devotos, e percorreu três das mais movimentadas ruas do Alecrim
“A devoção a São Sebastião é muito grande desde o início da igreja, por que ele defende da peste, da fome e da guerra. As cores foram oficializadas pela paróquia, porque o vermelho representa o sangue que ele derramou por não ter negado a Cristo, e o branco representa a paz. Em uma cidade tão violenta, essas pessoas estão se comprometendo a seguir a paz”, afirma o padre Campos, que lidera a paróquia há 21 anos. “Você pode ver que hoje não é feriado e mesmo assim temos tanta gente para celebrar São Sebastião”, acrescenta o pároco.

A fé foi o que moveu a aposentada Josefa Matias a sair de Mãe Luiza para ir até o Alecrim. “Se Deus quiser, vou participar da procissão toda. Cada vez mais tem mais fervor e mais fé”, conta. Aos 67 anos, conta que é possível que tenha participado de todos os festejos, já que frequenta a procissão desde criança. Uma caravana da Paraíba chegou pouco antes do evento para participar da celebração. 

Se alguns foram para pedir uma graça, outros foram agradecer por algum desejo alcançado. O casal Cilene Lima e Daniel da Silva estavam presentes para agradecer a cura do filho, que teve um câncer no intestino e está concluindo o tratamento. “Eu só visto azul e branco, pela Santa Maria, mas vim com óculos, lenço, pulseira, tudo vermelho. Foi ele, que, com Jesus, curou meu filho”, afirma Cilene.

A procissão começou por volta das 16h40, após a Missa dos Devotos de São Sebastião. As milhares de pessoas saíram à avenida Coronel Estevam, subiram pela rua dos Caicós e percorreram o bairro, voltando ao ponto de partida. O trânsito ficou complicado no cruzamento da Coronel Estevam com a avenida Bernardo Vieira. Alheio ao rito religioso, o tráfego comum a uma segunda-feira útil ficou congestionado, enquanto a multidão atravessava o cruzamento. Apenas um guarda da Semob tentava organizar o trânsito no local. 

Autoridades também compareceram à festa católica. Entre os presentes, estavam o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; os deputados estaduais Walter Alves e Hermano Morais; o vice-governador Robinson Faria; o prefeito Carlos Eduardo Alves; a vice-prefeita Wilma de Faria; além de vários vereadores da capital.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário