quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A ESTIAGEM CONTINUA NO RN

Doze cidades continuam com os sistemas de abastecimento de água em colapso


Imagem Ilustrativa
A estiagem já provocou o colapso de distribuição de água em 12 dos 167 municípios Rio Grande do Norte, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte. Desses, sete municípios fazem parte da regional da Caern em Pau dos Ferros e cinco da Regional de Caicó, no Seridó. Por intermédio da assessoria de imprensa, a Caern informo que, nesses casos, como a empresa deixa de prestar serviço, é suspensa a cobrança da tarifa de água à população.

O gerente da Regional de Mossoró da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Neilton Barreto, informa que dos 16 municípios sob a sua responsabilidade e que são abastecidos com água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em pelo menos seis a empresa adotou o rodízio na distribuição de água para consumo humano. “A gente não está tendo como atender todo mundo de uma vez”, disse ele.

Neilton Barreto explicou que o racionamento ocorre da seguinte forma, em determinado dia dois municípios são excluídos da oferta de água, no dia seguinte, esses voltam a receber água e outros dois são retirados na sequência.

Segundo Barreto, inicialmente a cidade de Patu estava sendo a mais prejudicada, por ser a última cidade na sequência de atendimento pela adutora do Médio Oeste “e onde não estava chegando praticamente nada”. Por se tratar a primeira cidade no alinhamento da adutora, Triunfo Potiguar não estava sofrendo redução da oferta de água, mas em virtude da necessidade de se atender os outros municípios, passou para a lista das cidades que estão sofrendo racionamento de água captada à montante da adutora Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu.

Da lista também consta a cidade de Paraú, embora ela não seja incluída na regional de Mossoró da Caern. As outras cidades que passam pelo rodizio são a própria Patu, que tem uma parte atendida por água num dia e outra parte no dia seguinte, e ainda Campo Grande, Messias Targino, Janduís e Triunfo Potiguar. Barreto explicou que em virtude da seca, o ponto de captação da água na montante da barragem afastou 60 metros do ponto inicial, o que acaba obrigando a realização de manobras para se poder captar água, o que naturalmente reduz a oferta de água.

Embora a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves esteja com 35% de sua capacidade máxima, que é de 2,5 milhões de metros cúbicos, Barreto disse que em virtude das melhores condições de captação de água a sua jusante, não está ocorrendo o rodízio na distribuição de água para as cidades de Areia Branca, Apodi, Baraúnas, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Mossoró, Tibau e Upanema, bem como nas cidades abastecidas pela adutora do Sertão/Central, que também capta água da barragem.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário