sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FORMAS DE PREVENIR O CÂNCER INFANTOJUVENIL

Entidade realiza palestra para esclarecer à população sobre as formas de prevenir o câncer infantojuvenil

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Em Mossoró, a maioria das crianças que são atendidos na unidade infantil da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) apresenta quadro de leucemia ou linfoma.

Para alertar sobre essa realidade e marcar as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, a AAPCMR promove hoje, às 14h, na Universidade Potiguar (UnP), o Seminário Temático do Diagnóstico Precoce contra o Câncer Infantojuvenil. O evento é aberto a toda a comunidade.

"Nós convidamos a população a participar dessas atividades, pois quanto mais pessoas forem informadas sobre a doença, maiores são as chances de novos casos serem diagnosticados. E como se sabe, aqueles casos diagnosticados precocemente possuem mais chances de cura", destacou a assistente social Valéria Viana.

Ela ainda destaca que mesmo o número de crianças com câncer sendo menor em relação à quantidade de adultos, a incidência da doença nos jovens é mais perigosa, pois aumentam as chances de óbito.

Os pais devem estar atentos, pois manchas na pele, anemia e dores ósseas, se ocorrerem de forma associada, podem ser sinal de algum tipo de câncer. Vômitos matinais, aumento da barriga, febre de origem desconhecida e aparecimento de glândulas também são alertas para se fazer uma visita ao médico.

Especialistas alertam que caso a doença seja diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados, 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados.




Fonte: Redação do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário