quinta-feira, 1 de março de 2012

FIM DA PRESCRIÇÃO DO PIS/PASEP

Projeto acaba com a prescrição do PIS/PASEP


Imagem Ilustrativa
Brasília - O pagamento do abono salarial anual e dos rendimentos das contas individuais dos beneficiários do PIS-PASEP, mesmo que não sacados pelo trabalhador no período estipulado pelo governo, não prescreverá, devendo acumular-se anualmente. Projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) com esse objetivo foi aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de forma terminativa. O projeto de lei do Senado (PLS 61/06) altera a lei que regula o seguro-desemprego, o abono salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT (Lei 7.998/1990).

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais no ano anterior; estiverem cadastrados no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos; e trabalharam no ano anterior, com vínculo empregatício, pelo menos trinta dias.

Raupp lembra que, atualmente, depois de encerrado o calendário de pagamento do abono salarial, os trabalhadores não podem solicitá-lo. Desta forma, os recursos acabam retornando à conta do FAT. Ao justificar a proposta, o parlamentar destacou que o objetivo é "tornar o pagamento desses benefícios imprescritíveis e cumulativos ano após ano". O projeto foi inspirado em matéria publicada no jornal Estado de Minas, em que se informou que boa parte dos beneficiários integrantes do Fundo de Participação PIS/PASEP sequer sabe que tem direito ao pagamento do abono salarial anual.

São, em média, 5% dos trabalhadores que deixam de receber o benefício a que têm direito - cerca de um milhão de pessoas, informou a senadora Ana Amélia (PP-RS), que apresentou o relatório elaborado pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI) sobre a proposição. "Trata-se, portanto, de número expressivo de trabalhadores que deixam de acessar o benefício em virtude de desinformação, desatenção ou simplesmente desconhecimento desse direito", disse a senadora.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário