quinta-feira, 1 de março de 2012

OU FUNCIONA OU TOMA DE VOLTA

Ministério da Saúde pode recolher ambulâncias por inoperância


samu_metropolitano_1O Ministério da Saúde determinou que em 90 dias o Governo do Estado coloque em operação as quatro ambulâncias destinadas ao suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Oeste, sob pena de devolução dos veículos. A medida foi tomada depois que os veículos permaneceram durante mais de seis meses estacionados dentro das instalações do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Mossoró, quando deveriam estar operando no Samu Oeste, que ainda não foi implantado.

Em outubro do ano passado, o jornal O Mossoroense publicou reportagem sobre a existência das novas ambulâncias equipadas e paradas sem utilização no atendimento de urgência da região. Após a divulgação do fato, os veículos foram retirados da sede do Corpo de Bombeiros na cidade.

Diante disso, a equipe de reportagem do O Mossoroense procurou a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Dorinha Burlamaqui. Entretanto, a titular não soube informar o paradeiro das ambulâncias, mas orientou que a equipe indagasse o coordenador estadual do Samu, o médico Luiz Roberto, para saber o destino dos veículos.

O coordenador do Samu revela que as quatro ambulâncias foram levadas para Natal, objetivando evitar danos nos equipamentos em virtude da inoperância. "Elas foram trazidas para Natal, onde passaram por manutenção e checagem, pois, embora os veículos sejam novos, o tempo sem utilização pode provocar danos aos componentes eletrônicos. Por isso, as ambulâncias permanecem na capital, onde estão sendo constantemente ativadas. E agora estão prontas e revisadas para operar no Samu Oeste", explica Luiz Roberto.

Segundo ele, nos próximos meses, o Samu Oeste, previsto para ser implantado no ano passado, deve ser ativado por determinação do Ministério da Saúde. Caso contrário, os veículos terão que ser devolvidos à pasta.

"O Samu Oeste não foi implantado no ano passado devido o governo não dispor de cotação orçamentária. Sem recursos para contrapartida do Estado no projeto, que consiste manutenção de veículos e a contratação de empresa de radiocomunicação, a implantação foi inviabilizada. Porém, é um desejo e recomendação da governadora que o Samu Oeste seja implantado em breve", esclarece.

O coordenador do Samu no RN afirma que, além de Mossoró, as prefeituras dos municípios com população superior a 20 mil habitantes, como Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Pau dos Ferros, Apodi, Caraúbas, Assú, São Miguel, Areia Branca e São Miguel, estão sendo convocadas para debater o projeto.

 "A parte do governo está garantida, agora temos que ter a contrapartida dos municípios beneficiados para efetuar a implantação. Além disso, nossa proposta é integrar o Samu de Mossoró ao Serviço de Urgência Oeste", conclui Luiz Roberto.

Fonte:  Jornal O Mossoroense
Por Adneison Severiano
adneisonseveriano@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário