quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ACOLHIDA AOS SÍMBOLOS DA JMJ

Diocese estima participaçÃo de 10 mil jovens na acolhida dos símbolos da JMJ


cruz_peregrina
A Diocese de Santa Luzia divulgou a programação da acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013. A coordenação estima a participação de, no mínimo, 10 mil jovens das paróquias do município nas atividades preparativas ao maior evento da juventude católica de todo o mundo, que no próximo ano será realizado no Brasil.
O anúncio dos detalhes do evento preparativo à Jornada Mundial da Juventude, intitulado "Bote Fé Mossoró", foi feito durante coletiva de imprensa e lançamento ontem, 1º. Conforme o padre Augusto Lívio, assessor do Setor Diocesano de Juventude, que articula a organização do evento, é esperada uma grande participação de paroquianos durante a passagem da Cruz Peregrina pelas cidades da jurisdição da Diocese de Mossoró.

"Se olharmos a Diocese como um todo, nas sete cidades que os símbolos passaram até chegar a Mossoró, esperamos que pelo menos 10 mil jovens tenham contato direto com a Cruz Peregrina. A Cruz vai nos motivar neste sentido de mobilização dos jovens. Teremos a graça de recebê-la na Diocese durante esses quatro dias", destaca o sacerdote.

O padre Augusto Lívio explica que, além dos 40 jovens que estiveram na Jornada Mundial da Juventude de Madri no ano passado, diversos grupos e pastorais da Diocese de Mossoró estão articulando o movimento junto à juventude.

"O 'Bote Fé' é um dos frutos da Jornada Mundial da Juventude, que fez muitos jovens descobrir o sentido de ouvir a voz de Cristo e se deslocar ao seu serviço. E o 'Bote Fé' é um evento de evangelização que integra o projeto de articulação pastoral de serviço à juventude da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)", reforça o padre Augusto.

O sacerdote ressalta ainda que o principal objetivo da peregrinação da Cruz é promover o despertar dos jovens para a palavra de Cristo. Por isso, todo um esquema foi planejado para que o maior número de jovens tenha contato com o símbolo.

"Todos os jovens terão o momento de contato com a Cruz. Para facilitar esse acesso montamos uma intensa programação de vigília, para que os jovens possam se aproximar e tocá-la durante oração", acrescenta o padre Augusto. 
Cruz peregrina percorrerá as principais ruas da cidade em um percurso de 6,9km
Depois de acolhido nos municípios do Assú no dia 14, Campo Grande, Caraúbas, Portalegre e Pau dos Ferros no dia 15, Itaú e Apodi dia 16, os símbolos chegam a Mossoró às 18h do mesmo dia. De acordo com o assessor do Setor Diocesano de Juventude, até seguir para o estado do Ceará no dia 17, a Cruz participará de peregrinação pelas ruas da cidade, em um percurso de aproximadamente 6,9km.
"A peregrinação terá ao todo 15 paradas, que são as estações da Via Sacra. Depois da missa presidida pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana no Colégio Sagrado Coração de Maria, teremos shows com atrações musicais de Mossoró e ainda estamos tentando fechar a participação de uma atração nacional. Em seguida, no dia 17, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora visitarão instituições da cidade para deixar a mensagem de vida e esperança", conclui o padre Augusto Lívio.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário