sábado, 25 de fevereiro de 2012

"MUTIRÃO DA FORMALIDADE"

ATIPON e SEBRAE vão realizar "Mutirão da Formalidade"

A união busca regulamentar os trabalhadores informais da praia de Ponta Negra.


A Associação dos Trabalhadores Informais de Ponta Negra (ATIPON) conseguiu parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN) para fazer o “Mutirão da Formalização”, que será inicializado na quarta-feira (29) e deve durar 30 dias. “Agora não vamos mais ser trabalhadores informais e seremos microempresários”, disse Marcos Martins, presidente da Associação.

Esse mutirão pode tirar 1500 vendedores ambulantes da praia de Ponta Negra na informalidade. O SEBRAE vai fazer as inscrições desses trabalhadores informais na própria sede da ATIPON. O mutirão começa na quarta-feira (29), às 10 h da manhã.

“Ao finalizarmos essas inscrições vamos fornecer todos os dados para o Ministério Público e a Secretária Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)”, explica Martins.

Na quarta-feira, esse mutirão vai ter a participação de membros do SEBRAE, instrutores e palestrantes para mostrar a importância de ser um trabalhador formal. “Essa formalização não proporciona somente uma vida ao trabalhador, mas também a sua dignidade”, comenta o presidente da ATIPON.

Recentemente, a promotora do Meio Ambiente Gilka da Mata autorizou a entrega de dois terrenos para a criação de uma feira para que os trabalhadores informais sejam regularizados e que possam trabalhar nesse local.

Marcos Martins disse que quando os trabalhadores informais forem regulamentados a associação vai mudar o seu nome para Associação dos Trabalhadores de Ponta Negra. 



Vantagens de ser um trabalhador formal


De acordo com o site Portal do Empreendedor, ao se tornar um trabalhador formal, o cidadão ganhará algumas vantagens, tais como cobertura previdenciária (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão), contratação de um funcionário com um menor custo, isenção de taxa do registro da empresa e concessão de alvará para funcionamento, acesso aos serviços bancários, redução da carga tributária e entre outros.

Fonte:  nominuto.com
Por Lara Paiva

2 comentários:

  1. Onde se lê "microempresários", entende-se "empreendedores". Obrigado.
    Aproveitamos para agradecer também, a ampla divulgação das lutas e agora as conquistas dos trabalhadores por seu espaço e dignidade. Parabéns Naserra.
    Marcos Martins
    ATIPON

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela divulgação deste que é um passo importante para revitalização do nosso cartão postal Ponta Negra que se compõe alem de suas belezas naturais também por esta classe que que gera renda e trabalho, e que este exemplo motive outras classes a se empenharem em busca dos seus benefícios, Parabéns a Marcos Martins pela já conhecida luta por esta causa.

    ResponderExcluir