sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AÇÕES PARA O CONTROLE DA DENGUE EM MOSSORÓ - RN

Vigilância intensifica ações para
controle da dengue no inverno



Com previsão de um inverno chuvoso em Mossoró a partir de março, as autoridades sanitárias começam a intensificar as estratégias de controle da dengue na cidade. Com um Plano de Contingência traçado, os trabalhos serão concentrados em três frentes: prevenção, tratamento e controle do vetor.
"Nós estamos conseguindo bons resultados com esse plano de trabalho e a intenção é continuar mobilizando a população a participar das ações preventivas, o que está dando muito certo", falou a diretora da Vigilância à Saúde Allany Medeiros.


Segundo ela, Mossoró saiu da condição de ‘Alto’ para ‘Médio’ risco (de epidemia) e a intenção é baixar ainda mais esse percentual que atualmente está em 3,8%- o mais baixo dos últimos dez anos, segundo dados do Ministério da Saúde.


O carro-chefe das ações preventivas em Mossoró continuará sendo as Caravanas contra a Dengue realizadas nos bairros considerados mais vulneráveis. No ano passado foram realizadas 16 caravanas e esse ano já foram realizadas duas edições, sendo uma no bairro Alagados e outra no Costa e Silva (zona leste da cidade).
"Nossa intenção é realizar uma caravana a cada quinze dias em um bairro diferente", falou Allany destacando que a próxima edição será realizada no dia 03 de março no bairro Paredões (zona norte). Além dos agentes de endemias, garis ajudam no recolhimento de entulhos.


Atualmente, 98 agentes de endemias dão suporte às ações de controle e prevenção da dengue na cidade. É deles também a responsabilidade de controle de vetores.


Uma campanha publicitária também está sendo preparada para ajudar no trabalho preventivo na cidade. Além das escolas, profissionais da saúde estão visitando empresas privadas com o intuito de esclarecer formas de prevenção e tratamento da dengue.


Além das ações preventivas, a rede de atendimento também está sendo ampliada e melhorada principalmente no que se refere ao diagnóstico e tratamento.


Até o momento, foram notificados em Mossoró 229 casos, dos quais apenas 9 casos foram confirmados. "Não registramos casos do tipo hemorrágico e também não tivemos nenhum óbito", concluiu Allany.



Fonte: Jornal DeFato.com

Um comentário:

  1. Se a pessoa faz sua prevenção, mas têm vizinhos que não está men ai. Tentamos de todos os modos concientiza-los (eles já sabe) mais estão indiferente a nossa posição. Pergunto: Há um número de telefone para denúncias? por que esse número não é divulgado nos meios de comunicação? nós todos sabemos qual é o problema, sabemos onde estão, sabemos como resolver ou minimizar a situação.
    Temos que ser severos, não só com os mosquitos, mas também com quem "gosta" de criar-los (multas).
    - Poder púplico, garanto que voces vão arrecadar um bom dinheiro para próxima campanha contra os mosquitos.

    ResponderExcluir