domingo, 19 de fevereiro de 2012

CARNAVAL EM MOSSORÓ-RN

Iniciativas particulares mantêm viva a tradição do carnaval em Mossoró


carnabucoDomingo de carnaval. Enquanto algumas cidades da região Oeste recebem uma quantidade significativa de foliões, através de uma extensa programação de shows e arrastões, Mossoró transforma-se em uma cidade fantasma.

É difícil encontrar nas ruas a mesma animação visualizada em municípios vizinhos. O motivo? Mossoró não está na rota dos grandes carnavais do Estado, e a tradição da maior festa popular do Brasil é mantida somente a partir de iniciativas particulares.

Ao longo dos cinco dias de festa, alguns blocos movimentam o período momesco na cidade. No último dia 10, o "carnaval" de Mossoró foi aberto com o tradicional Baile das Mariposas, realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Em seguida, no dia 11, os foliões do bairro Ilha de Santa Luzia puderam se divertir no "Ilha Folia", bloco carnavalesco que percorreu as ruas do bairro. Os mossoroenses ainda curtiram a animação do Baile de Máscaras (dia 11), da Troça É ou não É, realizada no bairro Bom Jardim, da Boneca Mamãe Dolores, da Troça Batendo o Centro, do Carnajuca's e do Filois Folia, além de outras iniciativas, que apesar de receberem o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) são ações promovidas individual e particularmente.

Para aqueles que optaram por ficar em Mossoró, ainda há opções de diversão. Desde ontem, 18, e até a próxima terça-feira, o bloco "Os que fikaram" percorre as ruas do conjunto Santa Delmira, a partir do meio-dia. Já às 17h, nesse mesmo período, está sendo realizado o carnaval do Clube dos Cafonas, o "Carnafona", no bar e restaurante "O Extra". Hoje, a programação contempla também o "Boneco Zé da Porteira", às 17h, no Bom Jardim.

Na terça-feira de Carnaval, 21, serão três as opções de animação para o folião mossoroense: a Troça Carnacocota, no conjunto Redenção; o Sapo da Lagoa, que chega à quarta edição no bairro Lagoa do Mato, e o tradicional bloco Maria Espaia Brasa, idealizado pela atriz Tony Silva.

O "carnaval" de Mossoró será encerrado na quarta-feira, 22, com mais uma edição do Carnabuco, iniciativa também particular que este ano retomará seu percurso original, na rua Joaquim Nabuco, Alto da Conceição.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário