segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DOSES DE VITAMINA "A" PARA MENORES DE 5 ANOS NO RN

Campanha deve aumentar número de doses de vitamina A para menores de 5 anos no RN



A partir do mês de março todas as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps) deverão se reunir para que todas as crianças menores de cinco anos de idade recebam a suplementação de vitamina A, oferecida pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de suplementação de Vitamina A (Vitamina A Mais).

Para que as crianças recebam a suplementação, os pais devem procurar as unidades de saúde mais próximas de sua residência portando a caderneta da criança para que seja registrado o controle das doses.

Todas as equipes de imunização estão com estoques reforçados, informou Érika Melo, nutricionista da Coordenação de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde Pública. Com a campanha, algumas creches também irão ofertar a vitamina A. Para saber quais creches disponibilizam as cápsulas, basta procurar as Secretarias de Saúde de cada município.

A campanha busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de seis a cinquenta e nove meses de idade (menores de cinco anos) e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar).

O corpo humano não pode fabricar a vitamina A. Contudo, o corpo pode armazenar as porções de vitamina A que ingerimos de modo a termos uma reserva quando necessitamos. Com a carência de vitamina A o desenvolvimento da criança fica prejudicado, aumenta a gravidade das infecções comuns, além de causar cegueira noturna e, em alguns casos, cegueira irreversível.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da Sesap

Via  dnonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário