sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL EM MOSSORÓ-RN

Carnacocota pretende atrair quatro mil foliões para as ruas do conjunto Redenção


carnacocotaSerá realizado terça-feira (21), no conjunto Redenção, às 13h, a 15ª edição do Carnacocota, que realizará, mais uma vez, o tradicional jogo de futebol entre Cocotas e Embutidos. O evento surgiu a partir de um jogo de futebol entre amigos, no qual um dos grupos se fantasiava de mulher para homenagear suas esposas e mães. Com o passar dos anos e a participação crescente de curiosos, decidiu-se criar um bloco para celebrar o evento, dando início assim a uma das atrações mais marcantes do Carnaval de Mossoró. A expectativa para este ano é de que a atração reúna quatro mil participantes.

O evento, que partiu da iniciativa dos amigos Ítalo Mikael, Antônio da Silva, Márcio Aurélio, Vilani Urbano, Claudineide Melo e Nelsivan Oliveira, atualmente é um dos marcos do Carnaval mossoroense, reunindo foliões das mais diversas idades e regiões. De acordo com um dos idealizadores, Ítalo Mikael, o evento em 2009 contava com mil pessoas, e para este ano espera-se um público de cerca de 4 mil pessoas para percorrer as ruas dos conjuntos Redenção I e II, e ainda do conjunto Integração.

O idealizador explica que o bloco surgiu da ideia de unir a descontração do futebol com a alegria do Carnaval. "Sendo o futebol uma paixão brasileira, resolvemos unir o futebol com o Carnaval. Daí surgiu o jogo das Cocotas contra os Embutidos. Os Embutidos seriam os homens que têm medo de se vestir de mulher", esclarece Mikael.

Além da importância de ser um dos blocos mais antigos da cidade, o organizador ressalta que a iniciativa despertou nos foliões o desejo de se criarem novos blocos na região, fortalecendo cada vez mais a cultura local.

O Carnacocota este ano traz como novidade a escolha da Miss Cocota e da Rainha do Carnacocota 2012, além do reforço na segurança realizada pela Gerência Executiva de Trânsito (Getran) e do Pelotão de Trânsito (Peltram). Soma-se a isso o incentivo aos artistas da cidade, pois as atrações da festa são compostas por profissionais da terra.

Aqueles que quiserem participar da folia podem entrar em contato com os organizadores do evento, através dos telefones 8861-6528, 8881-7357 ou 8816-9575. O evento não tem fins lucrativos, e o dinheiro arrecadado na compra dos abadás é destinado à organização da festa.
   
Fonte: Redação do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário