quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Diocese de Santa Luzia celebra o início da Campanha da Fraternidade 2012

igreja_de_santa_luziaA Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem nacionalmente a Campanha da Fraternidade 2012. Neste ano, a iniciativa da Igreja Católica terá como tema "Fraternidade e a Saúde Pública" e o lema "Saúde se difunda sobre a terra".
Em Mossoró, a diocese fará o lançamento da Campanha da Fraternidade em dois momentos distintos. O primeiro será no domingo, 26, às 8h, com uma celebração eucarística na Catedral de Santa Luzia. A missa será presidida por Padre Walter Collini.
O segundo momento para o lançamento da Campanha será no dia 2 de março, às 10h. O evento constará de um coffe break para a imprensa, na sede do núcleo de Radioterapia, Abolição III, quando o bispo dom Mariano Manzana apresentará o material da Campanha da Fraternidade.
A campanha, cujo tema foi escolhido pela CNBB, tem por objetivo provocar um debate com a sociedade civil e o poder público sobre os problemas no SUS, hospitais e outras instâncias da saúde pública oferecida no Brasil.
De acordo com o padre Flávio Augusto, é muito importante a abordagem trazida pela Campanha durante o período de quaresma, pois os temas abordados durante essa temporada geram um diálogo nacional acerca de assuntos atuais e de extrema importância social como, por exemplo, a questão da saúde pública.
Ele ainda destaca que os temas abordados pela campanha são escolhidos com dois anos de antecedência pela CNBB, e o deste ano teve como objetivo discutir os avanços e limitações da saúde no nosso país e em outras regiões do mundo. "A discussão gerada pela Campanha da Fraternidade tem o intuito de sensibilizar a todos sobre a dura realidade daqueles que não têm acesso à saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras", esclarece padre Flávio.
Ao longo da quaresma são definidas ações para serem desenvolvidas pelas paróquias junto à comunidade religiosa do bairro onde atuam. Entre as atividades disponibilizadas estão previstos seminários, palestras, além de ser trabalhado o tema da saúde no Brasil nas escolas da região.
Em nível regional, o lançamento será feito também em dois momentos. Primeiramente em João Pessoa, no estado da Paraíba, nesta sexta-feira, com a realização de uma mesa-redonda com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a participação dos bispos e arcebispos das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Em seguida, é realizada, no dia 25, uma missa no Hospital Padre Zé, também na capital paraibana.
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário