Alinhamento do Sol, da Terra e da Lua ocorrerá na madrugada de segunda-feira (21) a partir das 1h35
O fenômeno só acontecerá de novo em 2022
NASA
Na madrugada do dia 21 de janeiro ocorrerá o único eclipse total da Lua de 2019. O fenômeno ocorre no momento em que a lua é encoberta pela sombra da Terra e deixa de receber a luz do Sol diretamente.
O eclipse total será registrado a partir das 2h41, segundo dados da Nasa. O início do fenômeno está previsto para começar às 1h35 e irá durar até às 4h51, no horário de Brasília.
O satélite natural da Terra surgirá no céu em tons de vermelho e laranja, a chamada de Lua de Sangue. A mudança de cor é provocada pela refração dos raios do Sol na atmosfera da Terra antes de alcançar a Lua.
Além de vermelha, a Lua também estará maior do que o habitual pois estará localizada no ponto mais próximo da sua órbita ao redor do planeta, chamado de Perigeu.
O alinhamento do Sol, da Terra e da Lua poderá ser visto no Brasil sem auxílio de equipamentos, mas o céu precisará estar com poucas nuvens e sem chuvadas. Quem estiver em outros países da Américas, na África Ocidental e em grande parte da Europa também poderá observar o fenômeno.
O próximo eclipse total da Lua só irá ocorrer novamente em 2022, outros eventos parciais acontecerão antes. O eclipse total do Sol acontecerá no dia 02 de julho deste ano.
Por
Laís Vieira, do R7*
Laís Vieira, do R7*
FONTE
POSTADO POR
Nenhum comentário:
Postar um comentário