A cidade de Pau de Ferros, que tem quase 30 mil habitantes e está distante 156 km de Mossoró, começou a ser abastecida por uma adutora de engate rápido com água da Barragem de Santa Cruz, localizada em Apodi.
Imagem Ilustrativa/blog NASERRA |
A cidade passou a enfrentar sérias dificuldades de abastecimento depois que a Barragem de Pau dos Ferros ficou com água imprópria para o consumo humano. Também ficaram sem água as cidades de São Francisco do Oeste e Rafael Fernandes.
A população se mobilizou exigindo providências do estado.
O Ministério Público Estadual moveu ação na Justiça, que de imediato determinou, em regime liminar, que o governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), providenciasse imediatamente água de qualidade para a população de Pau dos Ferros. Inicialmente as escolas, creches e postos de saúde foram abastecidos com carros pipas.
Na decisão, a Justiça determinou que o serviço a ser colocado em prática pelo Estado teria que obedecer aos critérios de potabilidade fixados pela Portaria nº 2.914, de 12.12.2011, do Ministério da Saúde, garantindo a potabilidade na entrega da água nas residências e ainda durante o tempo médio estimado para o consumo.
Há anos os moradores de Pau dos Ferros vinham sofrendo tanto com a má qualidade da água (que apresentava mau cheiro e coloração escura), quanto com a escassez dessa água insalubre, tendo em vista que a Barragem de Pau dos Ferros está com apenas 5% de sua capacidade. Além disso, água sem potabilidade apresentava riscos à saúde da população.
A ação civil pública foi um desdobramento do Inquérito Civil n° 32/2012-1ª PmJ, instaurado para apurar eventual poluição da água distribuída pela Caern em Pau dos Ferros, diante do odor frequentemente percebido na água fornecida para área urbana do município.
A saída encontrada pelo Governo do Estado, através da CAERN, foi instalar uma adutora de engate para abastecer Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste com água do sistema adutor do Alto Oeste, primeira etapa, que já está praticamente pronto. Esta obra tem cerca de 40 km de extensão e custou aos cofres públicos algo em torno de R$ 13,5 milhões.
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