domingo, 19 de fevereiro de 2012

RETIROS RELIGIOSOS

Religiosos aproveitam carnaval para fazer retiro

Carnaval, para a maioria das pessoas, é sinônimo de bagunça, pessoas bebendo, namoros sem compromisso e muita diversão. No entanto, alguns religiosos aproveitam o período de quatro dias para realizar retiros espirituais e ter uma experiência diferente com Deus. O projeto "Renascer", da comunidade católica Shalom, e o seminário "Como no Pentecostes", da igreja Assembleia de Deus, são exemplos de eventos que trazem uma proposta diferente para jovens, adultos e crianças em pleno reinado momesco.

Alberto LeandroRafaela Ravana preferiu o retiro espiritual ao carnaval de CaicóRafaela Ravana preferiu o retiro espiritual ao carnaval de Caicó

O ginásio do Instituto Maria Auxiliadora é palco, desde ontem à noite, da 14ª edição do "Renascer". Até terça-feira, a comunidade católica Shalom pretende receber cerca de 1.500 pessoas por dia. O evento foi aberto com uma missa e, na seguida, foi realizado um baile de máscaras. A banda Solidéo foi a responsável pela animação com músicas católicas. De acordo com Luciana Peres, coordenadora do evento, o "Renascer" é "uma opção de um carnaval diferente. É um momento de fé e uma alternativa para quem não quer o carnaval tradicional", explicou.

Na programação do "carnaval de Cristo", estão previstos, além de missas, adorações ao Santíssimo Sacramento, palestras, apresentação de grupos de dança, bandas de músicas católicas, peças teatrais e louvores. "Teremos também a pregação de um irmão do Uruguai que vem falar sobre o tema do encontro esse que é 'Eis que vou fazer obra nova'", disse Luciana. As atividades estão programadas para começar às 8h e encerrar às 21h30. O evento tem entrada grátis e espaço para crianças. "Os pais podem trazer seus filhos".

O "Renascer" acontece em todo Brasil e reúne milhares de pessoas que preferem louvar a Deus e rezar ao invés de ir atrás de trios elétrios ou bandas carnavalescas. A estudante Rafaela Ravana, 21 anos, optou pela primeira opção este ano. Diferente do ano passado, quando foi para Caicó, ela decidiu ficar em Natal e participar do evento organizado pelo Shalom. "Ano passado participei de um acampamento de oração e tive uma experiência muito forte com Deus. Decidi seguir esse caminho e, por isso, não fui para Caicó esse ano. Minhas amigas até duvidaram disso, mas fiquei aqui e as expectativas são as melhores possíveis", afirmou. Ontem de manhã, Rafaela ajudava Joelma Katiana e Francilda de Brito na preparação de alguns objetos decorativos para o baile de máscaras.

Também na manhã de ontem, um grupo de dez pessoas organizavam os últimos detalhes no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) de Lagoa Nova. Ontem à noite, foi aberto o seminário "Como no Pentecoste" organizado pela igreja Assembleia de Deus. Diferente do evento católico, o seminário funciona como um retiro espiritual. Cerca de 600 pessoas se inscreveram no evento e vão permanecer no local até quarta-feira de manhã. Os participantes, oriundos do interior do Rio Grande do Norte e de Estados como Bahia, Paraíba e Pernambuco, irão fazer todas as  refeições e pernoitar no local.

Esta é a 8ª edição do seminário. Segundo Jailton Rodrigues, um dos coordenadores do evento, são aguardadas famílias inteiras no CAIC. "As inscrições foram abertas há um certo tempo e, além das pessoas que vão dormir, existem aqueles que vão passar somente o dia. A expectativa é de reunir pelo menos 700 pessoas por dia", disse. Na programação, palestras, apresentação de peças teatrais, louvores e show musical. "Alguns músicos se reuniram e formaram uma banda específica para esse evento. Será um momento de muita adoração. Estão todos convidados a participar", completou. A inscrição do evento custa R$ 110,00 e pode ser feita no site www.comonopentecostes.com.br.

Adriano Oliveira era um dos evangélicos que organizam o espaço para receber o "Como no Pentecostes". Em uma frase, ele resumiu qual o sentimento que vai orientar os quatro dias de louvor e adoração a Deus. "Enquanto o mundo festeja a carne, nós festejamos o Senhor Jesus", disse.

Fonte: Tribuna do Norte
Roberto Lucena
repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário